x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 7.719

Como fazer a contabilidade de Igrejas

WILLAMS JOSE DA SILVA

Willams Jose da Silva

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 14:28

boa tarde srs consultores gostaria de saber como É feita a contabilidade de igrejas? quais obrigaÇÕes com o fisco desde impostos e envio de declaraÇÕes? caso nao envie no prazo quais multas ela É passiva? em relaÇÃo a contabilidade as informaÇÕes para o fisco sÃo mensais, trimestrais ou anuais? e a contabilidade presta informaÇÕes (mensais, trimestrais ou anuais) com base em que relatorios emitidos pela igreja? e as informaÇÕes exigidas no final de junho e setembro de cada ano as igrejas sao obrigadas a enviar as declaraÇoes solicitadas? favor me esclareÇam por favor porque um cliente (igreja), me procurou e na realidade nao sei nem por onde comeÇar. rio largo/al, 03 de junho de 2015

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 junho 2015 | 14:46

Willians

As igrejas estão enquadradas no grupo "associações religiosas" das entidades imunes e isentas ou organizações do terceiro setor. A contabilidade possui certas peculiaridades que se não for realizada por pessoal capacitado, pode gerar muitos problemas.

As informações referente ao RH são as mesmas para todas as empresas, as fiscais tem DCTF, DIRF, ECF, ECD (SPED) , que entra em vigor agora em 30/06
Dê uma olhada na ITG 2002 https://www.cfc.org.br/uparq/ITG%202002%20audiencia.doc que regulamenta as entidades do terceiro setor. você vai encontrar tudo o que precisa para entender melhor sobre o assunto.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.