x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.615

Lançamento de Documento a faturar

Camila Lacerda Tanan

Camila Lacerda Tanan

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 10:00

Bom dia ..

O procedimento para emissão de documento fiscal da minha empresa é:
1. Emissão da ordem de serviço
2. emissão da NF


Gostaria de saber como fazer o lançamento contábil dos documentos a faturar e depois como lançar as NFs emitidas, o cliente quer saber quanto de documentos parados sem faturar.


Grata

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 11:44

Bom dia Camila

o Lançamento correto é:

D: Clientes (AC)
C: Serviços Prestados (Resultado)

obs. ha impostos retidos nas Notas ?

se houver:
D: impostos a Recuperar (AC)
C: Clientes (AC)

Camila Lacerda Tanan

Camila Lacerda Tanan

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 16:58

Boa Tarde Anderson, o lançamento esta correto quando ja tenho a nota fiscal de serviço, mas antes de virar uam nota fiscal eu emito a Ordem de Serviço e vou contabiliza-la , como contabilizo o documento antes dele virar um documento fiscal?



Grata

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 17:25

Camila Lacerda Tanan , boa tarde


O procedimento para emissão de documento fiscal da minha empresa é:
1. Emissão da ordem de serviço
2. emissão da NF

De acordo com suas afirmações o ramo da empresa em estudo é, senão comércio e serviços, serviços com cobrança de material embutido no preço do serviço.

Por convenção, quando há comércio, a nota fiscal deve ser emitida quando a propriedade for transmitida da empresa para o cliente, independentemente do produto haver deixado o prédio empresarial ou não, e por sua vez, um serviço, quando não for longo (e deixa de haver pagamentos parciais, proporcionalmente à execução de serviços), a NFS é emitida quando o serviço é finalizado.

Portanto, ordens de serviços ou pedidos ou encomendas de produtos, em termos gerais, não são documentos que ensejariam a expedição de um documento fiscal porque quando um cliente pede ou encomenda um material, a propriedade do bem ainda não lhe foi transferida ou então, ao assinar uma ordem de serviço, como o trabalho ainda não foi finalizado, não há condições (por enquanto) de cobrar por isto.

Nesta linha de raciocínio, é oportuno observar que pelas regras contábeis (princípios de competência e oportunidade), são registrados contabilmente somente os fatos que alterarem a posição patrimonial da empresa, e conforme comentado acima, as OS (enquanto não forem finalizadas) não alteram a posição patrimonial.

Neste contexto, e sem conhecer a natureza dos negócios de sua empresa, proponho trabalhar com com as contas de compensação.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 6 junho 2015 | 00:08

Prezados

Embora concorde com a alternativa apresentada pelo colega Ricardo, creio que transitar esses valores a faturar na contabilidade seria no mínimo desnecessário.

Sugiro que você e sua equipe elaborem alguma planilha ou relatório paralelo à contabilidade para atender esta demanda de seu cliente, pois como você não pode colocar a receita sem nota dentro do DRE, ficará muito dificil explicar só com os relatórios usuais(balanço e DRE) o que de fato seu cliente quer saber (que é o quanto de receita está sem nota, correto?)

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Camila Lacerda Tanan

Camila Lacerda Tanan

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 14:16

Não, essas ordens de serviços todas viram NF, porem ele quer saber quanto tempo esta demorando esse processo, por que é dinheiro parado e o sistema de contabilização contratado só aceita gerar o contábil informando os documentos a faturar, justamente para não existir a possibilidade de ter um recebimento sem NF.



Agradeço a todos, foi uma inestimável ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.