x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 646

Transferências de Recursos entre Matriz e Filial e vice e ve

Rogério Alessandro Nogueira

Rogério Alessandro Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Geral
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 17:56

Boa tarde. Tenho uma empresa com uma filial. Mais de 50% das compras da filial são transferencias da matriz. É comum dentro de minha empresa eu fazer a transferência de recursos via transferência bancária da matriz para a filial e vice versa. Gostaria de perguntar se as transferências de recursos da Matriz para filial ou vice e versa podem me acarretar problemas uma vez que as transferencias não estão atreladas a notas fiscais específicas. e como deveria proceder para deixar o processo mais transparente possível.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 junho 2015 | 22:34

Rogério,

transferências bancárias realizadas sob um mesmo CNPJ pai não acarreta riscos para a empresa.

Já, se a transferência for entre empresas relacionadas a algum grupo econômico onde haja distinção de CNPJ, então neste caso deverá haver um contrato de mútuo entre as partes, regulando prazo de pagamento, juros e IOF.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.