x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.095

Custo do Produto Vendido

thiago capatto

Thiago Capatto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 09:39

Nobres colegas, bom dia!

Estou assumindo uma industrial de autopeças e tenho duvidas em relação ao CUSTO.

Hoje contabilizamos a Folha de pagamento do pessoal de produção em CUSTO/ Os valores pagos a titulo de manutenção de maquinas contabilizamos em CUSTO, etc.
Resumindo tudo que esta ligado a produção é contabilizado em CUSTO.

As aquisições de Matéria-prima/ Material de Embalagem/ Insumos são contabilizados em conta de Estoque (Ativo Circulante).
Como os valores de Custo já estão nas contas de resultado no momento de lançarmos o Custo do Produto Vendido(CPV) os sistema gera o seguinte valor.

Momento da Compra:
D- Estoque Matéria-prima – R$67,75
D – IPI a recuperar - R$5,00
D – ICMS a recuperar – R$18,00
D – PIS a recuperar – R$1,65
D – COFINS a recuperar – R$7,60
C – Fornecedores – R$100,00

Pela Venda:
Registro do Custo do Produto Vendido
D – CPV – R$67,75
C – Estoque – R$67,75

Gostaria de saber se isto esta correto?

Ou devo lançar os saldos das contas de Custo para estoque e depois baixar para o CPV?

Caso esteja errado como devo proceder?

Agradeço pela ajudar!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 10:56

Thiago, tudo bem?

Todas as suas considerações sobre o que deve ser contabilidado em CUSTO estão corretas, mas creio que a competência não.

Estes custos devem ser absorvidos pelo estoque e só cair em resultado pela venda. Se você estã vendendo no mesmo mês então não haveria problema, mas se você fica com saldo de estoque então certamente a relação Receita de Venda VS Custo da Venda está descasada.

Veja item 12 do CPC 16 Estoques:

Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão-de-obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados. Os custos indiretos de produção fixos são aqueles que permanecem relativamente constantes independentemente do volume de produção, tais como a depreciação e a manutenção de edifícios e instalações fabris, máquinas e equipamentos e os custos de administração da fábrica. Os custos indiretos de produção variáveis são aqueles que variam diretamente, ou quase diretamente, com o volume de produção, tais como materiais indiretos e certos tipos de mão-de-obra indireta.

thiago capatto

Thiago Capatto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 12:28

Fala Maurício Toller, meu amigo!

Eu estou bem e você como esta?

Meu amigo muito obrigado novamente por sua ajuda, você como sempre ajudando, acho espetacular da sua parte! Parabéns!!!

No meu caso o estoque de produto acabado fica ZERADO todo mês porque efetuamos venda casada.

Vamos supor que meu estoque não fosse ZERO:

Matéria-prima - R$1.000,00 (já com os impostos deduzidos, a titulo de exemplo)

Mão-de-Obra - R$300,00

Produto Acabado - R$1300,00

Quando eu vender este produto vai ter o CPV no valor de R$1300,00

Neste caso eu iria transferir o valor de CUSTO para estoque (R$300,00) e transferir de Matéria-Prima p/ Produto acabado (R$1000,00)... Certo?

Agora pensando em sistema integrado, como eu faria para agregar esse valor da mão de obra no produto acabado, para que no momento da venda ele calcule o CPV corretamente R$1.300,00?

Amigão me ajuda mais essa vez!

Abraços!!!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 13:15

Então Thiago, tudo bem por enquanto!

Teus lançamentos estão adequados, já que a intenção é vender no mesmo mês de produção.

Com relação a sistemas integrados, aí vai depender do comportamento de cada um. Já trabalhei com sistemas que atendem o método de absorção e outros não.

Para indústrias, o ideal é que o sistema tenha um módulo de custeio e estoques efetivo. De modo que ao lançares despesas em centros de custos produtivos o software entenda que estes custos deverão ser absorvidos pelos estoques diretamente nos itens produzidos. E também que seja possível ratear os custos indiretos.

Caso contrário, terás que recorrer a uma planilha auxiliar, mas terá um trabalhão danado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.