x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.325

Controle Estoque - Documento Não Fiscal

André Luís Müller de Farias

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 11:29

Olá, pessoal!

Recentemente tive algumas dúvidas com relação à prática contábil do controle de estoque.

Posso realizar tal controle por meio de documento não fiscal?

(Exemplo: baixa no estoque em função de pedido de venda)

Trata-se de uma prática comum?

Carlos Justino Roberto

Carlos Justino Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 13:22

Não ficou claro a sua questão.

Mas vamos ao entendimento que posso ajudar.

Para efetuar saídas no estoque deve ser por documento idôneo que ampare a situação dependendo do caso.

Aqui em São Paulo, saídas de vendas somente acompanhadas de notas fiscais ou se varejo venda por ecf, outras saídas como perdas ou deteriorados tem tratamento específico.

Mas via de Regra em operações Idôneas de saída de estoque por venda sempre deve ser acompanhado por um documento fiscal pertinente a operação.

Agora se questiona o controle de estoque, esse tem o livro de registro de inventário o que registra as entradas e as saídas do estoque de uma empresa.

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 14:48

Obrigado, Carlos!

Creio que não me fiz entender mesmo.

Minha dúvida é basicamente esta: posso realizar a saída do estoque por meio de um pedido de venda, em que não há a emissão de documento fiscal? Minha dúvida provém do fato de que muitos sistemas de automação acabam dando baixa no estoque somente através de um pedido de venda, sem que ocorra a efetiva saída com a emissão do documento fiscal correspondente.

Carlos Justino Roberto

Carlos Justino Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 15:46

Correto o Mauricio.

O pedido de venda é apenas um meio operacional para controlar o estoque em tempo real. Muitas empresas utilizam esse sistema para terem online a informação do que já está comprometido com clientes e a posição do estoque sem comprometimento. Operacionalmente para quem trabalha com uma rotina de vendas intensa acaba se tornando indispensável, ainda mais em empresas que executam vendas pela internet.

Mas fiscalmente, só haverá a baixa no estoque quando a mercadoria entrar em circulação (emissão da nota fiscal) .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.