x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 962

Despesas e Encargos - Bancos

Anderson Stofaleti

Anderson Stofaleti

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 13:17

Boa Tarde,

Sou novo por aqui, portanto, me desculpe se postar algo repetido (porém procurei bastante antes de tirar a dúvida).

Seguinte...

Estou com problemas para "bater" o banco no ativo com meu extrato bancário.

Alguns dos problemas...

Ao lançar no sistema financeiro as despesas, principalmente encargos, considero o dia anterior a disponibilidade como data do movimento. Ex:

O boleto é feito e gerado no banco dia 30.
Porém a disponibilidade (e o débito) é realizado no dia 1.

A conta garantida considera os dias negativos do mês para o calculo do valor devido (junto com o iof).
Porém a cobrança é realizada no dia 2 do mês posterior (geralmente).

Dúvida...
Nesses dois casos, caso eu deixe a data do movimento no mesmo dia da disponibilidade bancária, estarei infringindo a competência contábil?
Pois no meu DRE, nos dois casos, eu considero a data do movimento, ou seja, no caso dos juros da conta garantida, entrará no mesmo mês do calculo. Porém, se eu usar a disponibilidade como data para o DRE, os juros entrará no mês posterior, e caso não aconteça de a conta ficar negativa (e assim não ter a cobrança), no meu Resultado do Mês sairá essa cobrança e irá diminuir o lucro do mês.

Não sei se fui claro...Tentei ao máximo deixar detalhado.

Muito Obrigado pela atenção.

Anderson Stofaleti

Anderson Stofaleti

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 13:57

Obrigado, Vagnuenes.
O site é ótimo para conciliação bancária, já salvei nos meus favoritos.

Porém, minha preocupação maior é com a contabilização, principalmente da conta garantida.

Mas mesmo assim obrigado.

=)

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.