x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.268

Desconto de Duplicatas e Juros a Apropriar

Guilherme

Guilherme

Bronze DIVISÃO 3, Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 07:27

Olá.

Referente à Desconto de Duplicatas (antecipação de recebíveis), tenho a seguinte dúvida sobre o lançamento contábil:

Por exemplo.. Se minhas duplicatas de R$ 10.000,00 são emitidas em 01/01/XX com prazo de 45 dias e eu as antecipo com taxa de 2% no mesmo dia, eu teria que fazer o lançamento contábil dessa despesa de encargo financeiro "pró rata tempore" ? Ou seja, 2% é referente a 45 dias, 1,33% será referente a 30 dias.. Então eu devo usar R$ 200,00 na conta de Juros a Transcorrer (PC) e criar uma conta redutora logo abaixo pra ir apropriando esses R$ 133,00 (10.000,00 x 1,33%) contra Despesa Encargos Financeiros (CR) ?

Esse mesmo exemplo serve para Juros a Apropriar de Empréstimos?

Muito obrigado desde já.

Att,
Guilherme.

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 08:24

Bom dia Guilherme,

Exatamente isso. Essa mesma sistemática pode ser utilizada para alguns tipos de empréstimos e financiamento.
Só lembrando que a conta de Duplicatas Descontadas, hoje é conta de passivo e não mais redutora da conta duplicatas a receber, por se tratar de uma obrigação adquirida.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Guilherme

Guilherme

Bronze DIVISÃO 3, Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 11:20

Bom dia Marcos V. Lubave.

Perfeito!

Agradeço do esclarecimento e da observação feita sobre pertencer ao Passivo agora.

Muito obrigado.

Att,
Guilherme.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.