x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 648

Escola de Curso Superior, Pós-Graduação e Cursos Livres

Katharine Magnus

Katharine Magnus

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 10:30

Bom dia,

Estou recebendo um novo cliente, abertura do mesmo foi em 08/2013, mas por motivos que eu desconheço nunca foi efetuada a contabilidade dele. A empresa esta no Lucro Presumido, nunca recolheu nenhum impostos. Possui uma secretaria registrada, mas nunca recolheu nenhum imposto também, a secretaria foi admitida em 07/2014.

Nunca realizei a contabilidade para escola, mesmo que particular. E gostaria de tirar umas duvidas:

1 - Como eu faço a emissão das notas da escola. Por exemplo, ela possui cursos livres como culinária. Vamos dizer que seja R$ 200,00 parcelado em duas vezes por aluno e são 10 alunos. Eu tiro uma nota para cada aluno no valor de R$200,00? Ou tiro duas notas por aluno no valor de R$ 100,00 cada?

2 - Como mencionei, ela possui cursos livres. Como faço para regularizar esses cursos?

3 - A empresa possui um debito grande hoje em questão de impostos. Existe algum parcelamento para impostos federais que ela possa estar utilizando?

Acredito que com essas resposta surgiram outras perguntas, mas por enquanto é isso.

Obrigada!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 16 junho 2015 | 11:10

Katharine,

Antes das respostas, indico a ler a ITG 2002 e Lei 6404/76 tomando como base para sua contabilidade desse ramo, visto que é o Terceiro Setor.

1 - Como eu faço a emissão das notas da escola. Por exemplo, ela possui cursos livres como culinária. Vamos dizer que seja R$ 200,00 parcelado em duas vezes por aluno e são 10 alunos. Eu tiro uma nota para cada aluno no valor de R$200,00? Ou tiro duas notas por aluno no valor de R$ 100,00 cada?

Pode emitir apenas uma NFS e colocar as duplicatas no campo de fatura/prazo.

2 - Como mencionei, ela possui cursos livres. Como faço para regularizar esses cursos?

Aconselho a entrar em contato com o MEC para solução desta dúvida.

3 - A empresa possui um debito grande hoje em questão de impostos. Existe algum parcelamento para impostos federais que ela possa estar utilizando?


Sim, você pode estar entrando pelo portal do e-cac relatório fiscal e consultar pendências, após consultar entrar no campo de parcelamento e solicitar parcelamento. Portal: clique aqui

Espero ter contribuído.
Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Katharine Magnus

Katharine Magnus

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 11:12

Bom dia Kaik, obrigada pela sua atenção.

Mas a ITG 2002 e tal lei como você mencionou trata de empresas do Terceiro Setor (ditas "Sem Fins Lucrativos") mas essa escola é particular, então ela visa o lucro sim.

Você tem alguma experiência de contato com o MEC?

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.