x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.241

neusa

Neusa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 10:47

Bom dia. Estou refazendo o livro caixa (2007 a 2014) de um Clube de Mães. Alguns meses tem saldo negativo. Estou confusa pois, li aqui que se for nos meses pode, só não pode de um ano para outro. Outros dizem não poder. se não pode ficar negativo pode ser feito empréstimo (ex. da presidente) e devolver no mês seguinte? Obs.: tem conta bancaria mas, deixam para sacar no mês seguinte quando obs. a falta de caixa.
Grata.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 11:02

Bom dia,

não existe saldo de caixa negativo. De onde o dinheiro saiu? De algum lugar foi? E esse certamente não foi do caixa da empresa se o mesmo não possuí recursos.

É necessário informar a origem.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
neusa

Neusa

há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:03

Sim a origem é empréstimo que no caso foi da tesoureira ou da presidente, só preciso saber se posso fazer um recibo desse empréstimo e no mês seguinte quando efetuam o saque como informei anteriormente faço o pgto desse empréstimo.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:06

Neusa,

esses empréstimos de pessoa física não são corretos em uma empresa/associação, mas o caixa também não pode ficar negativo, então faça para acertar, mas tente não deixar que isso se repita.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
neusa

Neusa

há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:19

Muito Obrigada, Georgia.
Como disse estou refazendo de 2007 a 2014 pois, como eram as associadas que faziam o livro estava todo rasurado. Agora que estou refazendo corretamente estou tendo esses problema de saldos negativos.
Abraços.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 17:35

Prezadas

Apenas uma ressalva

Os empréstimos de pessoas físicas para empresas (ou para outras pessoas físicas) são permitidos sim e podem ser escriturados como tal desde que haja contrato para os mesmos, definindo montante emprestado, juros, etc..

Sobre estas operações incidirá o IOF, exceto se for entidade religiosa ou reconhecida como de utilidade pública pelo governo federal.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.