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CONTABILIDADE

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Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 14:16

È necessario ter os dois certificados, nao pode ser procuraçao eletronica nao. Ja transmiti o sped desta forma.
pereira.
É o certificado valido por 3 anos.
Quando vc for transmitir o sped contabil, estará la no "passo a passo" a exigencia dos dois certificados.

Felipe Cardia

Felipe Cardia

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 11:59

Conforme nosso amigo José Pereira disse, não aceita procuração eletrônica e deve ser o Certificado Digital e-CPF A3 (cartão ou token) de 1,2 ou 3 anos.

Os dois devem assinar, procurador e representante legal da empresa.

Abaixo coloco duas orientações do site do Sped que acredito que podem esclarecer as dúvidas.

Perguntas Frequentes (Site Sped - Área de Sped Contábil)

O modelo de Certificado Digital que deve ser utilizado.

21. Estou tentando assinar a Escrituração Contábil Digital com o e-CNPJ e o sistema não está lendo. Está correto? Preciso ter o Certificado Digital do representante (e-CPF) também?

Devem ser utilizados somente certificados digitais e-PF ou e-CPF, com segurança mínima tipo A3. Os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ) não podem ser utilizados


Caso o Representante Legal não esteja com o e-CPF na mesma cidade, ou não possa ir até o local para assinar digitalmente existe a possibilidade de encaminhar o arquivo via e-mail para coleta da assinatura do representante e devolver assinado para o contador finalizar o procedimento de entrega.

6- Estou gerando o Sped Contábil, porém o certificado digital do administrador encontra-se em outra cidade. Gerei a cópia de segurança e a enviei por e-mail. Foi assinado pelo administrador e foi feita uma nova cópia de segurança, mas ao restaurar essa cópia de segurança o contador não aparece no quadro selecionar assinante para ser assinado. O que fazer? Como faço para assinar em computadores diferentes?
É possível assinar em computadores diferentes da seguinte maneira:


1 - Você precisa importar o arquivo parcialmente assinado (não é a cópia de segurança, mas sim o arquivo parcialmente assinado que foi exportado no primeiro computador).
2 - Você deve executar o PVA e no menu Arquivo, escolher a opção Escrituração Contábil-> Importar.
3 - O sistema irá solicitar o nome do arquivo para importação. Você deverá selecionar o arquivo no diretório em que se encontra.
4 - Se o sistema informar que a escrituração já existe na base e perguntar se deve sobrepor, escolher "Sim".
5 - O PVA irá importar a escrituração parcialmente assinada e irá solicitar a assinatura do contador.


Fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm

Espero ter ajudado!

Att,

Felipe Cardia

"Se a caminhada está difícil, é porque você está no caminho certo."

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