x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 712

Nota de desagravo do CFC sobre o pronunciamento do senador A

Marlon Santos

Marlon Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 20 junho 2015 | 21:18


O Conselho Federal de Contabilidade, nesta nota representando os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade e os 510 mil Profissionais da Contabilidade do Brasil, vem a público discordar das referências aos “contabilistas” feitas pelo senador Aécio Neves, em pronunciamento criticando o Ajuste Fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, do dia 20 de maio, conforme matéria publica no Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/…/aecio-chama-ajuste-fiscal-de-joaq…).

Segundo a notícia, o senador disse que o pacote do ministro da Fazenda “é extremamente rudimentar, de um contabilista, que se baseia só na questão fiscal e esquece que as pessoas se levantam todos os dias e precisam comer e ir trabalhar”.

Quando associa o termo “rudimentar” ao “Contabilista”, o Senador demonstra total desconhecimento da profissão contábil exercida atualmente no Brasil. Há muito tempo os nossos Contabilistas deixaram de ser vistos como meros cumpridores das normas do Fisco. A Contabilidade que se pratica no território Nacional encontra-se em sintonia com as normas internacionais. Com o nosso Profissional Contábil marcando presença nos fóruns mais avançados das Nações desenvolvidas.

Nos últimos anos o Sistema CFC/CRCs tem desenvolvido um profícuo trabalho, em parceria com Instituições Governamentais e com o meio acadêmico, exatamente, para dotar a Contabilidade Pública da racionalidade e transparência que a Sociedade Brasileira exige. É, pois, de suma importância que os homens públicos do nosso País se atualizem – por isso, é oportuno esclarecer! – que a Contabilidade é uma Ciência Social com vastos recursos de controle e informação, indispensáveis à gestão pública e privada, possuindo uma responsabilidade evidente na proteção
Segundo a notícia, o senador disse que o pacote do ministro da Fazenda “é extremamente rudimentar, de um contabilista, que se baseia só na questão fiscal e esquece que as pessoas se levantam todos os dias e precisam comer e ir trabalhar”.

Quando associa o termo “rudimentar” ao “Contabilista”, o Senador demonstra total desconhecimento da profissão contábil exercida atualmente no Brasil. Há muito tempo os nossos Contabilistas deixaram de ser vistos como meros cumpridores das normas do Fisco. A Contabilidade que se pratica no território Nacional encontra-se em sintonia com as normas internacionais. Com o nosso Profissional Contábil marcando presença nos fóruns mais avançados das Nações desenvolvidas.

Nos últimos anos o Sistema CFC/CRCs tem desenvolvido um profícuo trabalho, em parceria com Instituições Governamentais e com o meio acadêmico, exatamente, para dotar a Contabilidade Pública da racionalidade e transparência que a Sociedade Brasileira exige. É, pois, de suma importância que os homens públicos do nosso País se atualizem – por isso, é oportuno esclarecer! – que a Contabilidade é uma Ciência Social com vastos recursos de controle e informação, indispensáveis à gestão pública e privada, possuindo uma responsabilidade evidente na proteção da Sociedade.

Diante do exposto, o Conselho Federal de Contabilidade lamenta a visão distorcida e a forma equivocada com o que o Senador se referiu aos profissionais da Contabilidade.

Contador José Martonio Alves Coelho

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

Fonte:CFC

Carlos Justino Roberto

Carlos Justino Roberto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 09:18

Não me senti ofendido porque se referiu à um único "Contabilista", aliás economista e até onde eu sei o economista em questão não é presidente de nenhum conselho representativo dos Contabilistas Brasileiros.

Me causa angústia os Presidentes do nosso CFC e CRC´s nos entregarem de bandeja aos poderes Políticos, nos transformando em "paus mandados" e "empregadinhos" não pagos pelo Governo.

Repudio a sensação de ser remunerado pelo meu Cliente e ter que trabalhar para o Governo. Durante todo o ano, o contabilista responsável não pode tirar férias, não há um mês em que não haja obrigações a serem entregues e preparadas que se não entregue no prazo, multas absurdas com o único caráter arrecadatório e nada educativo são aplicadas.

Repudio ter que orientar meu cliente para que não caia em sonegação e atos ilícitos, e mesmo assim somos co responsáveis senão fizermos denúncias no Coaf. Lembrando que Advogados não são obrigados a se submeterem a isso porque tem um conselho que preza pela dignidade e independência de seus profissionais, sem falar que podem tirar férias já que o judiciário para em função de uma bela luta feita pela OAB.

E por último, repudio o fato da Contabilidade ser uma Ciência Social e ao invés de estar a disposição total da sociedade fica a mercê dos mandos e desmandos de autoridades políticas.

Obs: Esse é meu posicionamento pessoal, e não pretendo discutir acerca disso. Apenas acho que a contabilidade é uma ferramenta muito poderosa pra ficar com coleiras políticas.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.