x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 7.132

Livros Contábeis

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 15:23

Boa tarde, Daniella


Os dois livros contábies fundamentais, Diário e Razão têm uma regra única: para serem legalmente aceitos os mesmos devem estar encadernados em capa dura, conter termos de abertura e encerramento, folhas numeradas tipográfica e seguidamente e assinatura do(s) representante(s) da empresa e do profissional contábil legalmente habilitado.

Enquanto o livro diário deve obrigatoriamente ser autenticado em cartório, o livro razão está dispensado de autenticação

Se ainda restarem dúvidas, volte a perguntar.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 16:19

Daniella


Os livros contábeis adotados devem ser consentâneos ao porte da empresa; pelo Brasil afora temos um número expressivo de microempresas, empresas de pequeno porte e empresasa tributadas pelo lucro presumido, empresas estas cujo patrimônio não ultrapassa valores expressivos. Foi por isto que mencionei os livros Diário e Razão como básicos; veja a seguinte Norma:

2.1.5 - O "Diário" e o "Razão" constituem os registros permanentes da Entidade. Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil, observadas as peculiaridades da sua função. No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individuação, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, incluídas as de natureza aleatória, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

fonte: CRC/SP

Por sua vez, o Livro de Registro de Balancetes Diários e Balanços, conforme eu encontrei no site COSIF, este livro seria um livro substituto do livro diário, visando para as grandes empresas gerar economias.

Ainda segundo normas contidas no portal do CRC/SP, encontramos outra interpretação a respeito de registro de balancetes:

2.1.5.2 - Quando o "Diário" e o "Razão" forem feitos por processo que utilize fichas ou folhas soltas, deverá ser adotado o registro "Balancetes Diários e Balanços";

Fonte:
CRC/SP

Particularmente, compreendo a expressão "utilize fichas ou folhas soltas" como referência à utilização dos ultrapassados meios de mecanografia.

Desta maneira, considerando que as empresas das quais cuido são de porte modesto e não valho-me de mecanografia, não utilizo Livro de Registro de Balancetes Diários e Balanços. Para se consultar o comportamento de uma certa conta, basta analisar o Livro Razão.

Para isto, sigo a seguinte Norma Contábil:

2.1.5.3 - No caso de a Entidade adotar para sua escrituração contábil o processo eletrônico, os formulários contínuos,numerados mecânica ou tipograficamente, serão destacados e encadernados em forma de livro;

fonte:
CRC/SP

Certo de ter em grande parte a ajudado, reitero: se as dúvidas persistirem, volte a postar.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Daniella Liberato

Daniella Liberato

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 16 anos Segunda-Feira | 14 julho 2008 | 14:21

Ricardo

Você me ajudou sim, mas tenho uma grande dúvida...
Trabalho numa empresa de desenvolvimento de software,estamos desenvolvendo um módulo contábil e tenho dúvida nos livros que tem que possuir no sistema,sendo que temos clientes de diversos portes.

Att

Daniella Liberato

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 15 julho 2008 | 09:11

Bom dia, Daniella


Contabilmente, os livros necessários para o registro dos fatos contábeis devem obrigatoriamente ser o Diário e o Razão.

Convém mencionar que os fatos registrados nestes livros são com base nos livros auxiliares, como livro caixa, contas correntes, registro de duplicatas, entradas, saídas, apuração do icms, apuração do ipi, inventário, etc.

Recomendo que no desenvolvimento do software se cuide muito bem da estrutura das demonstrações contábeis, (balanço, DRE, DOAR, DMPL, etc) que por sua vez são inseridas no livro diário.

Se quiser, dê uma olhada neste site, onde você encontrará mais referências a esta matéria.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Rosemary de Paula

Rosemary de Paula

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 21:00

Ola

É a primeria vez que participo do forum e antecipadamente agradeço pela ajuda, pois todos os topicos aqui sao muito esclarecedores. Tenho uma duvida quanto ao registro dos livros ( diário e razao). Estou reiniciando minha vida contabil depois de alguns anos um pouco ausente. Quase todos os meus clientes sao SN ( simples Nacional) mesmo assim procuro fazer a contabilidade de todos e nao o livro caixa. Gostari de saber se é obrigatorio o registro dos livros na Junta Comercial ou Cartorio e qual o prazo para este registro?
Antecipadamente agradeço.

aysha

aysha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.