x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 3.010

extratos bancarios

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 17:57

boa tarde, estou fazendo o lançamento das despesas de uma empresa por meio de um extrato do banco ITAU e fiquei em duvida em uma coisa, quando estiver escrito: APL APLIC AUT MAIS o que eu coloco no débito e no crédito? aplicações financeiras de liquidez imediata?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 23:16

Gabriela,

Isso é um chute do escuro. Pergunte ao administrador a que se refere esta aplicação, pois existe uma gama enorme de aplicações e as vezes a classificação poderá ser diferente principalmente quando se refere ao prazo de resgate.

Na regra geral, apenas poderão ser classificadas como aplicações de liquidez imediata pertencente ao grupo de Caixa e Equivalentes de Caixa aplicações com prazo máximo de 90 dias.

Aplicações com prazos superiores e outros fatores pertencem ao grupo de Aplicações Financeiras.

Parece a mesma coisa, mas não é.

Marlon Santos

Marlon Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 00:59

Boa Noite!

O que nosso amigo relatou e verdade, porém se ajudar eu lanço lacamento semelhantes diariamente e é da seguinte maneira:

D-aplicação financeira Itau
C-caixa
Histórico: aplicação aut mais Itau

E no caso seja resgate :

D- caixa
C- aplicação financeira Itau
Histórico: resgate aplicação aut mais Itau

Lembrando que devemos esta alerta a natureza das contas e averigar se o resgate e de curto prazo ate 90 dias, Obrigado.

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:11

OI MARLON, então está como resgate antecipado é de uma associação de professores então acredito que não seja de liquidez imediata, vou lançar a segunda opção.
obrigada!

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:39

Gabriela e prezados

O fato dos resgates serem automaticos todas as vezes que a conta tem saldo negativo é um fator que indica que esta aplicação,independente do que foi firmado entre empresa e banco, é por essência de liquidez imediata, pois o dinheiro sempre estará disponível para resgate quando a empresa precisar.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:56

O extrato da aplicação é um extrato consolidado ao banco que a empresa tem conta, então, seria bom que fosse solicitado o extrato ESPECÍFICO DA APLICAÇÃO FINANCEIRA separadamente, pois, lá tem o rendimento líquido que deve ser contabilizado juntamente com a retenção de Imposto de Renda também a ser contabilidade, sem contar que no final constará o saldo final da aplicação financeira.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 10:54

Rodrigo,

Como nossa colega não soube dar a informação completa então fica difícil interpretar que tipo de movimentação do Itaú seria.

Mas já que você conhece e refere-se a resgate automático para cobrir o saldo negativo então está corretíssimo!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 13:07

e como o Marlon lançou, não seria certo eu colocar ITAÚ ao invés de CAIXA pois o dinheiro saiu do banco ITAÚ?
Obrigada a todos.


Mas Gabriela, em nenhum momento falamos da CAIXA como instituição financeira e sim Caixa e Equivalentes de Caixa, um grupo do balanço!!!

Marlon Santos

Marlon Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 17:09

Gabriela , desculpe-me, esse erro foi grotesco, você tem razão o lançamento deve ser feito no debito como banco Itau e no Credito também como banco Itau, pois e essa a conta de contra-partida correta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.