x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.384

Lucro Presumido

EVALDO SANTOS DA SILVA

Evaldo Santos da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:13

Bom dia a todos!

Estou com algumas dúvidas sobre a forma de Tributação Lucro Presumido no que refere-se a contabilização e Demonstração do Resultado do Exercício. Os valores dos impostos (IRPJ e CSLL) apurados em todos os trimestres são lançados em Despesas Trib. (CR) e Impostos s Recolher (PC), inclusive o imposto do mês de Dezembro? Os valores lançados em Despesas Tributárias são redutores da Receita Bruta na D.R.E? Como são calculados os valores do IRPJ e CSLL que serão contabilizados como Provisão para IRPJ e CSLL no encerramento do Balanço Patrimonial e que irão constar na DRE como Provisão do IRPJ e CSLL para se chegar ao Resultado Líquido do Exercício? Os valores da Provisão do IRPJ e CSLL na DRE refere-se apenas aos impostos do ultimo trimestre? Obrigado

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 09:31

Evaldo

Vamos lá

Os valores dos impostos (IRPJ e CSLL) apurados em todos os trimestres são lançados em Despesas Trib. (CR) e Impostos s Recolher (PC), inclusive o imposto do mês de Dezembro?

Sim em parte, pois o mais recomendável segundo as normas brasileiras de contabilidade e o IFRS/CPC seria criar grupos específicos de provisões desses impostos, pois na estrutura da DRE eles viriam após do Lucro Operacional, diferente das outras despesas tributárias, que podem ser consideradas operacionais ou dedução de receita conforme o caso. O lançamento trimestral ficaria assim:

D - Provisão para impostos sobre Lucro(CR)
C - IRPJ a Recolher
C - CSLL a Recolher

Os valores lançados em Despesas Tributárias são redutores da Receita Bruta na D.R.E?

Não, como eu disse acima, são redutores do lucro

Como são calculados os valores do IRPJ e CSLL que serão contabilizados como Provisão para IRPJ e CSLL no encerramento do Balanço Patrimonial e que irão constar na DRE como Provisão do IRPJ e CSLL para se chegar ao Resultado Líquido do Exercício?

Você fará isso trimestralmente, não será necessário lançar o ano todo novamente, apenas o ultimo trimestre.


Os valores da Provisão do IRPJ e CSLL na DRE refere-se apenas aos impostos do ultimo trimestre?

Não, pois no final do ano, você terá como total nesta conta a soma dos 4 lançamentos trimestrais feitos durante o ano


Espero ter ajudado


Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
EVALDO SANTOS DA SILVA

Evaldo Santos da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 09:55

Obrigado Rodrigo Mariano.
Obrigado pela ajuda, mas conforme sua resposta, você disse que na DRE anual, no item Provisão para o IRPJ e CSLL, vão apenas os valores do último trimestre e, mas na ultima resposta você afirmou que no final do ano, como total eu vou ter lançamentos de todo o trimestre. Entendo que na DRE, logos após o LUCRO OPERACIONAL, item DESPESA TRIBUTÁRIA,posso colocar como despesas, a soma dos três trimestres, e provisões do IRPJ e CSLL apenas o valor do quarto trimestre que será pago no exercício seguinte. Outra dúvida que persiste é que se eu lançar na DRE, como despesas tributarias todos os trimestres, e depois lançar na DRE provisão do quarto trimestre, nesse caso, eu não estaria diminuindo a receita operacional e depois o lucro líquido? Sem contar que a cada provisão de um trimestre, no mês seguinte eu pagaria o que foi provisionado no trimestre anterior, o que levaria o saldo dessa conta de provisão a reduzir.

Agradeço se alguém puder me ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.