x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 65.502

contabilização de antecipação de cartão de crédito

LETICIA FERREIRA GUSTAVO

Leticia Ferreira Gustavo

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 08:53

olá pessoal...
estou com uma dúvida de como contabilizar as antecipações de cartão que vem no banco.
para contabilizar as vendas a cartão faço da seguinte maneira:
Nas vendas não separo vendas a cartão, sendo que lanço tudo a vista depois faço uma transferência do que foi vendido a cartão para o meu caixa (cartão de crédito (ativo) / caixa) e faço os recebimentos no banco (banco / cartão de crédito (ativo)).
Mais só que estou com uma empresa que está recebendo antecipações no banco das vendas á cartão e não estou sabendo como contabilizar, sendo que tem antecipação no crédito e no débito, as que vem no crédito estou lançando com recebimento normal de cartão (banco/conta do cartão no ativo) mais não sei o que fazer com as que vem debitando no banco. se alguém puder me esclarecer como lançar, qual conta devo criar para fazer esse lançamento.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sábado | 27 junho 2015 | 10:28

bom dia,

Leticia Ferreira Gustavo

Acredito que da forma como você está fazendo o processo da contabilização das vendas torna inviável a contabilização dos fatos, principalmente
pelas diversas operadoras que a empresa deve possuir e pela cobrança das taxas e encargos financeiros sobre esse tipo de operação.
relacionei abaixo o processo de contabilização que utilizamos em alguns de nosso clientes que são supermercados.

Geralmente o sistema de gestão utilizado pelo cliente possui relatórios que demonstram os montantes efetuados de venda em cada operação.

Pela Venda A Vista:

D - Caixa
C - Receita de vendas

Pela Venda A cartão de Crédito Visa:
D - Finalizadora VISA (essa conta ficará no plano de contas em posição semelhante a conta Clientes)
D - Receita de vendas R$ 100,00

Pelo Recebimento normal da Venda a Cartão:

D - Banco 90,00
D - Comissões de Operadoras de cartão de crédito 10,00
C - Finalizadora VISA 100,00

Pela Antecipação da Venda

D - Banco R$ 85,00
D - Encargos Financeiros R$ 5,00
D - Comissões de Operadoras de Cartão de crédito R$ 10,00
C - Finalizador VISA R$ 100,00






Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.