x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.108

PJ remunerando terceiros PF e PJ

Anderson

Anderson

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Domingo | 28 junho 2015 | 17:43

Estou implantando um programa de afiliados/parceiros em minha Corretora de Seguros.

O objetivo é cadastrar parceiros PJ e PF e remunerá-los por cada venda que tiver sido feita com clientes que eles tenham indicado.

Um exemplo: uma imobiliária indica ao inquilino a contração do seguro aluguel. O inquilino contrata, e preciso remunerar a imobiliária pela indicação.

Eles não podem receber comissão pois quem recebe é o Corretor(a) de Seguros, que é o único profissional/empresa autorizado a intermediar contratos de Seguros.

Como posso remunerar esses parceiros PJ e PF de forma legal?
E que tipo de atividade posso colocar no contrato que vou assinar com eles?

Anderson Ojope
Anderson

Anderson

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 15:05

Rodrigo,

O parceiro não prestaria serviços de corretagem, até porque todo atendimento (contratação/sinistros/renovação) e responsabilidade legal será obrigatoriamente da corretora de seguros.

O parceiro (PJ ou PF) divulgaria os nossos serviços para os seus clientes por meio de indicação pessoal, site, emailmarketing, etc.

Um exemplo... Não sei se é o seu caso, mas digamos que você trabalhe em um escritório de contabilidade, que lida com diversas empresas. Como contador, você informa que a empresa, por força de acordo coletivo (sindicato), é obrigada a contratar um seguro de vida para os funcionários e indica a nossa corretora de seguros. Não que seja obrigatório contratar conosco, mas a corretora de seguros é a parceira nessa área do escritório de vocês e por isso a indicação.

Em outra situação, o próprio cliente pede a indicação de determinado serviço da área de seguros e vocês indicam a nossa corretora de seguros.

O mesmo aconteceria com uma PJ imobiliária, escritório de advogacia, etc. ou um PF corretor de imóveis, contador ou advogado, etc.

Todos ganham com isso, o parceiro, por está agregando valor a sua empresa/profissional pelos serviços que a corretora de seguros vai prestar, além de ser remunerado pela indicação. A corretora de seguros, que em contrapartida, consegue angariar novos negócios.

Eu preciso saber que atividade poderia colocar no contrata que vou assinar com o parceiro (PJ ou PF) ou até mesmo que tipo de contrato (parceria, convênio, publicidade, etc) posso fazer com eles, pois não seria necessariamente um contrato de prestação de serviços (deles para nós), e sim, de colaboração.

E como eles poderiam justificar essa verba que vão receber, uma vez que não está ligada aos serviço que eles prestam (contabilidade, adm de imóveis, advogacia, etc.)?

Anderson Ojope

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.