x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 518

Regularizar uma empresa optante pelo Simples Nacional

Elisabeth G. Almeida

Elisabeth G. Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 12:15

Bom dia,
Sou leiga em relação a escrituração contabil, fiscal, e infelizmente ando apanhando um pouco para me encontrar nesse mundo da contabilidade. No entanto, a priori estou com uma duvida relacionada ao SIMPLES NACIONAL, a minha irmã abriu uma empresa e enquadrou-se no SIMPLES NACIONAL, e até o presente momento ela não pagou nenhum imposto relativo a saida, pois, ela nao emite nenhum documento fiscal para ter esse controle da saida, simplesmente esta comprando (tem as notas de entrada em nome da empresa) e vendendo (sem emitir nota), e preciso regularizar a situação dela. Mas nao sei por onde começar, ja disse a ela para estar emitindo todo dia no final do expediente uma NFC-e, relativo as saidas dela para dar baixa nos estoques, e no final do mês saber o valor do faturamento para estar recolhendo o DAS, a empresa dela trata-se de uma distribuidora de bebida de pequeno porte funciona mais como bar a principio. Necessito de uma ajuda para me dizer os passos que devo de seguir, porque infelizmente converso alguns amigos formados em contabilidade tambem, mas eles nao sabem como agir!! ME AJUDEM POR FAVORRR

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 08:57

Prezada Elisabeth G. Almeida

Se desde o momento em que ela abriu a empresa ela não emitiu nenhuma nota fiscal de saída o ideal seria realizar os seguintes procedimentos:
Realizar uma contagem física das mercadorias em estoque para obter o inventário.
Após isso calcular qual seria o estoque atual da empresa baseado nas notas de compra.
A diferença entre os dois seria a quantidade de mercadorias que por ela foi vendida.