x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.224

Empréstimo entre Empresas do mesmo proprietário

KEDMA

Kedma

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 11:28

Temos um Cliente que é sócio em duas Empresas, uma das Empresas está com "caixa negativo" e a outra com "dinheiro sobrando no caixa". É permitido uma Empresa emprestar dinheiro pra outra? Existe uma base legal pra essa transação? Poderiam me ajudar?

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 22:28

Boa Noite,

Kedma

dia desses estava com o mesmo problema fiz uma consultoria, não foi me passado a base legal mas foi me orientado o seguinte:

Desde que seja feito o contrato de mútuo e seja calculado o IOF, poderá fazer essa operação, desde que, não seja uma operação habitual.

Espero ter ajudado!!!


Gilmar J. Mendes

Gilmar Jesus Mendes
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 08:19

Bom dia!

Sim, o embasamento legal eu também não tenho conhecimento. Mas, o que foi me passado e o que fazemos aqui na empresa é justamente o que o colega Gilmar Mendes já mencionou, operação de contrato de mutuo entre as empresas, porém lembre-se de calcular o IOF que é devido na operação.

Att,

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 8 abril 2016 | 10:39

Bom dia, colegas.

Tenho a seguinte situação: São três empresas A, B e C (todas do mesmo sócio, porém, não existe participação societária entre elas).
Ocorre que no início de 03/2016 a empresa A emprestou um valor para a empresa B.
Na devolução a empresa B acabou depositando na empresa C (com o objetivo de quitar suas contas).


Como proceder em relação aos lançamentos contábeis?
Existe algum documento comprobatório a ser feito para formalizar esse tipo de operação entre elas?


Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.