x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.481

Plano de contas/Referenciação

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 18:00

boa tarde,


faço contabilidade de empresa Lucro Presumido, - preciso saber como se processe a referenciação do plano de contas

esta referenciação seria somente entre as contas analíticas?


pois preciso recuperar saldo das contas patrimoniais para fazer a ECF, caso alguém possa me ajudar agradeço imensamente

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 21:37

Claudia,

O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer uma relação “de-para” entre as contas
analíticas do plano de contas da empresa e o plano padrão da Receita Federal do Brasil. Desta forma, o contribuinte deverá indicar para cada conta analítica do seu plano de contas, uma conta do referencial que a represente. Exemplo:
no meu sistema ele já abre duas janelas lado a lado, uma para o plano de contas da minha empresa e outro com o plano da RFB aonde vou relacionando as contas :

Plano de Contas Empresa....................................... Plano de Contas RFB

1.1.01.001 Caixa .................................................. 1.01.01.01.01 Caixa Matriz

e assim sucessivamente

Salienta-se que somente deverão ser referenciadas as contas analíticas de natureza patrimonial como voce mesmo comentou
(contas de ativo, passivo e patrimônio líquido) e de resultado

espero ter ajudado

Gilmar J. Mendes

Gilmar Jesus Mendes
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 10:31

Bom dia,

Gilmar, obrigada mesmo, o plano de conta das empresas são extensos, e preciso referenciar até as contas analíticas que nao houve movimentação?

as empresas que faço faço contabilidade no lucro presumido, não estavam graças a Deus obrigadas a entrega da ECD contabil, porém estão obrigadas a ECF, fui em um curso aqui no meu estado de Rondônia, o palestrante falou que para fazer a ECF, precisa recuperar saldos da ECD, que bastaria a empresa fizer e não transmitir, a ECD.


Pensa numa pessoa com medo desta tal de ECD e ECF - referenciação de plano de contas tudo para mim parece complicado, KKKKK

vc. acha que e preciso fazer realmente a ECD presumido, para poder fazer a ECF?

já encerrei as demonstrações contábeis, creio eu que antes de qualquer procedimento primeiramente precisa entrar nas contas e referenciar e depois o restante.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 10:51

Claudia,

A não obrigatoriedade:
Não é necessário fazer o ECD para preencher o ECF, basta referenciar o plano de conta após encerrado os lançamentos contábeis e demonstrações e gerar do seu Software para o PVA.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 09:47

Bom dia,

Gilmar


estas empresas LUCRO PRESUMIDO, não tem escrituração contábil, o que fazer?

eu fiz uma sem movimento, como regime de caixa- foi a única forma, e tenho varias empresas lucro presumido, que houve movimento, regime de competência, mas não faz a escrituração contábil.



Att:

Claudia


Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 16:31

Claudia ,

Se não estavam obrigadas ao envio do ECD só enviar o tipo de escrituração L. Caso estavam ai deve ser feito pelo modelo de escrituração C, e importar do ECD.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.