x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 527

Registro de software

Paula Moro

Paula Moro

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 20:58

Prezados, boa noite!!

Trabalho em uma empresa de TI e foi feito o registro de um software desenvolvido por ela junto ao INPI. O software foi criado em 2012 e o registro começou a valer a partir de 2013. Porém, o setor contábil só ficou sabendo deste registro agora em 2015. Sendo assim, não há nenhum tipo de registro das despesas no imobilizado em andamento para transferir para o intangível.

Alguém tem alguma ideia de como podemos resolver isto sem abrir o balanço dos anos anteriores? Podemos apropriar a despesa agora? Ou lançar em despesa com exercícios anteriores? Pois uma vez que há o registro no INPI entendemos que deve haver o registro na contabilidade também.

Agradeço a atenção

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 14:18

Boa tarde!

Entendo que o mais correto seria fazer um levantamento preciso do que deveria ter sido lançado nos anteriores e agora em 2015 ajustar através da conta "ajustes de exercícios anteriores".

Até mais!

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 10 julho 2015 | 17:20

oi, excelente orientação do colega acima, creio ser bem adequado neste caso;
é possível que conste no registro do "inpi" o valor dispendido no desenvolvimento deste software, caso negativo a contabilidade vai precisar de um laudo técnico assinado por profissional habilitado;

boa noite e ótimo fim de semana a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.