x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 930

erro de lançamento - cliente errado

FERNANDO CEZAR MACIEL E SILVA

Fernando Cezar Maciel e Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 15:39

Saudações Srs,

Me deparei com a seguinte situação pré existente na contabilidade de 2013:

Fato contábil:

D - Cliente - (José da Silva Freire)
C - Receita

D - Banco
C - Cliente (José da Silva Freire)



Lançamento:

D - Cliente ( Ramuel Norberto saz)
C - Receita

D - Banco
C - Cliente ( Ramuel Noerberto Saz)

Ou seja, ocorreu um lançamento em nome de um cliente que não tem nada haver com a história.

Isso configura um erro? como corrigir?


Att

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 17:49

Fernando

"Fiscalmente" falando não há erro nenhum

Porém gerencialmente a contabilidade estaria passando uma informação errada, pois o cliente Ramuel não fez esta transação e sim o cliente José (me corrija se eu estiver errado)

Para corrigir isto basta fazer o seguinte lançamento

D - Cliente (José da Silva Freire)
C - Cliente ( Ramuel Noerberto Saz)
Valor: O da transação registrada incorretamente
Histórico: Transferencia da NF xxx Cliente José da Silva Freire para a conta apropriada

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
FERNANDO CEZAR MACIEL E SILVA

Fernando Cezar Maciel e Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 09:31

Rodrigo Mariano Melero,

Obrigado pela tentativa em ajudar, mas acredito que você não se atentou à dois pontos:

1º - O exercício em questão é 2013, ou seja, o laçamento que você sugeriu acredito que não pode ser feito desta forma no exercício 2015.
2º - Note que na minha contextualização no "lançamento", há um Débito e um crédito no Cliente ( Ramuel Norberto saz), ou seja, o razão está zerado, o que inviabiliza sua sugestão de lançamento pois ao fazer:

D- Cliente (José da Silva Freire)
C - Cliente ( Ramuel Noerberto Saz)


Eu estaria criando um saldo (Direito) entre a empresa e o cliente (José da Silva Freire) o que já vimos pelo "Fato contábil" já foi liquidado. E ao mesmo tempo deixando o saldo do cliente ( Ramuel Noerberto Saz) negativo.

Obrigado pela tentativa.

Att

Mariane Stolfi

Mariane Stolfi

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 09:55

Bom dia colegas,
Como o saldo da conta esta zerado, o que poderia ser feito seria um lançamento transitório, apenas para evidenciar o equívoco cometido.
Visto que o princípio da competência não foi ferido, eu faria algo neste sentido:

(Ressalto, para fim de evidenciar a situação para que o usuário destas informações entenda o ocorrido:)
01/01/2015:

D - Cliente (José da Silva Freire)
C - Cliente ( Ramuel Noerberto Saz)
C - Cliente (José da Silva Freire)
D - Cliente ( Ramuel Noerberto Saz)
Complemento: Transf. de movimentação, contabilizada em cliente não pertencente á operação.
Ou ainda, criaria uma conta transitória:

D - Cliente (José da Silva Freire)
C - Receita (Transit.)
D - Receita (Transit.)
C - Cliente

O que vocês acham?

Abs,

Mariane Stolfi
Departamento Contábil

""Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas" - William G. Ward
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 12:22

Fernando Cezar Maciel e Silva


Em minha citação acima, Onde se lê "Valor: O da transação registrada incorretamente" leia-se "Valor: O da(s) transação(ões) registrada(s) incorretamente

Seguindo isto, como a soma dos valores registrados incorretamente dará zero, torna-se desnecessário qualquer lançamento, pois não haverá nenhum impacto nas demonstrações nem de 2013 nem de qualquer outro período.

Caso ainda queira ajustar o que foi lançado errado em 2013, proceda da forma disposta pela Mariane Stolfi


Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.