x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.537

Escrituração Contábil

ANA MARIA DO CARMO TOLEDO

Ana Maria do Carmo Toledo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 17:39

Olá,
Boa Tarde!
Solicitaram que eu fizesse um orçamento de escrituração de uma loja maçônica. Apesar da Associação existir há 4 anos, tem apenas um Livro Caixa. Não tem funcionários (eles contratam um segurança quando realizam eventos). O movimento não é grande, mas exige responsabilidade e cuidado, como todo trabalho. Eu tenho dúvidas de quais são as obrigações acessórias e os respectivos demonstrativos que deverão ser preenchidos? Quem deve ingressar com os pedidos de isenção e imunidade? Posso cobrar Honorários de 50% do Salário Mínimo?
Grata pela atenção.
ANA

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 08:54

Ana

A associação em questão está enquadrada no grupo das entidades imunes/isentas e são regidas pelas normas ITG 2002 - Entidades sem Finalidade de LUcros https://www.cfc.org.br/uparq/ITG%202002%20audiencia.doc . Um requisito para obtenção de isenções e títulos, é a escrituração contábil regular, com apresentação de todas as peças contábeis: Balanço Patrimonial, DRE, DFC, DMPL e Notas Explicativas.

Os pedidos de isenção devem ser elaborados em conjunto, entre a administração e a contabilidade, o preenchimento de informações sobre a área de atuação, objetivos, etc, cabem a administração, já as informações contábeis e financeiras estão a cargo da contabilidade.

Não atente apenas para o tamanho da associação para cobrar seus honorários, pois saiba que uma empresa do Simples mesmo com mais movimento gera menos trabalho que uma associação, pois é bem mais complexa e toda a atenção e pessoal capacitado são exigências fundamentais para um bom trabalho.

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.