x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.026

Ações: Dividendos, JCP e aluguel - como contabilizar?

Rafael S

Rafael s

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 19:43

Olá,

Não sou contador e o pouco que consegui foi pesquisando neste fórum, mas não consegui esclarecer as dúvidas que tenho. Espero que possam me ajudar!

Comprei via PJ, lucro presumido, quotas de um ETF (Exchange Traded Fund, fundo de investimento com quotas negociadas em bolsa, que pode ser considerado como uma ação para efeitos de tributação). Este ETF distribui dividendos (isentos) e outros rendimentos (jcp e aluguel - tributáveis).
Os valores distribuídos subtraem o valor da quota. Por ex: se paguei R$ 1.000,00 na ação, e é distribuído R$ 10,00, o valor da ação passa a ser R$ 990,00.
Para os tributáveis, há retenção na fonte de 15%.

Para a compra, lancei:

C - Conta corretora
D - Investimento ações

Para os recebimentos, sei que no fim devo debitar a conta corretora, mas não sei quais lançamentos fazer na parte do crédito e que contas utilizar.

Ex:
C - Dividendos recebidos??? ou Investimento em ações???
D - Conta corretora

ou para jcp:

C - Juros de aplicações financeiras?? ou Investimento em ações???
D - IRRF a compensar???
D - Conta corretora


Minhas dúvidas:
1 - Devo reduzir do investimento os valores distribuídos? (Estaria eu entrando na seara de método de custo x metodo de equivalência patrimonial?)
2 - O dividendo deve figurar em conta separada para integrar a DRE?
3 - Os rendimentos tributáveis, devem figurar em conta separada para compensar IRPJ na apuração do exercício?

Abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.