x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.415

Contabilização de Reclamatória Trabalhista

Katiuse Keiber

Katiuse Keiber

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 16:14

Boa Tarde,

Uma empresa do simples demitiu funcionários e alegando não possuir recursos para efetivar o pagamento das verbas rescisórias, não efetuou o pagamento das mesmas, sendo que a rescisão de contrato de trabalho foi homologada pela entidade sindical com a ressalva de que a mesma estava sendo homologada para fins de saque do valor depositado na CEF a título de FGTS e liberação da Guia do seguro desemprego.
Os funcionários moveram um processo solicitando os valores das verbas rescisórias, e multas conformes previstas na CLT.
Estou com dúvidas em relação em como lançar na contabilidade os pagamentos desses processos.

Por exemplo:
Funcionário X solicitou:
verbas rescisórias no valor de R$ 2.165,53 (conforme descritas no termo de rescisão)
salário referente ao mês 12/xxxx no valor de R$ 516,41
salário referente ao mês 01/xxxx no valor de R$ 984,08
multa artigo 467 CLT no valor de R$ 1.833,01
multa artigo 477 CLT no valor de R$ 1.296,05
FGTS devido e multa 40% no valor de R$ 1.611,78


Ao fim do processo fora declarado que a empresa pagaria o total de R$ 6.600,00 em 9 depósitos.
Como eu efetuo esses lançamentos? pois se lançar tudo na conta de indenizações trabalhistas as contas de Rescisões a Pagar e Salários a pagar ficarão em aberto. Esse tipo de rescisão é conhecida por "Rescisão Indireta"

Se alguém puder ajudar, desde já fico Grata!

Katiuse Keiber

Katiuse Keiber

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 17:02

Kaik, esse fala somente da Guia da multa de inss

no meu caso quero saber se eu faço algum lançamento transferindo os valores para um conta em especifico do passivo para ir quitando.... por exemplo

Saldo na conta de rescisões 100,00

D salários a pagar
C Reclamatória Trabalhista a Pagar ou Parcelamento Previdência a pagar -PC

pagamento dos depositos

D Reclamatória Trabalhista a Pagar ou Parcelamento Previdência a pagar -PC
C caixa/banco
e os valores que passarem dos 100,00 lançar como indenizações trabalhistas, por exemplo as multas.

Porque eu percebo que ficará um saldo de 100,00 sempre na conta de salários a pagar, sendo que esse saldo já fora pago nessa reclamação trabalhista.

está errada?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.