x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.550

Contabilização de empresa Comércio optante pelo Simples

Adriana Maria dos Santos

Adriana Maria dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 17:15

Pessoal, boa tarde! Preciso muito da ajuda de vocês...

No escritório onde trabalho entrou uma nova empresa optante pelo Simples Nacional. Trata-se de um comércio, uma loja. Nunca fiz a contabilidade de comércio e tenho muitas dúvidas, tais como a contabilização da venda das mercadorias e a baixa no estoque, que acabam envolvendo CMV.

Caso hipotético:

Compra de vários itens com vários fornecedores
Fornecedor A _
D- estoque (AC) - R$ 2.520,00
C- fornecedores (PC)

Fornecedor B _
D- estoque (AC) - R$ 730,00
C- fornecedores (PC)

Venda de vários itens com vários clientes
Cliente X _
D- Banco (AC) - R$ 562,00
C- Cliente (AC)

Cliente Y _
D- Banco (AC) - R$ 814,00
C- Cliente (AC)

Minha dúvida é como movimentar o estoque e o CMV nesses casos. Desculpem se minha dúvida é banal, sou nova na profissão e não sei como proceder.

Everaldo Magalhães

Everaldo Magalhães

Iniciante DIVISÃO 4, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 17:59

Boa tarde,

Seguindo as tuas informações já tens as entradas lançadas em estoques(compras de fornecedor a e b), o segundo passo é identificar quais produtos foram vendidos e o custo deles, não informaste quais produtos foram comprados, usarei um exemplo.

Supondo que seja uma loja de venda de celulares, e foram vendidas duas peças para os clientes x e y, atribuindo custo de 300 por peça deves lançar:
D - Custo de Mercadorias vendidas
C - Estoque de Mercadorias
R$ 600,00

Lembrando que deves fazer o lançamento das vendas e dos tributos incidentes (Simples Nacional) :
D - Clientes
C - Receitas de Vendas de Mercadorias
R$ 1.376,00

D - Simples Nacional
C - Simples Nacional a Recolher
(valor cfe apuração)

Espero ter ajudado.

Adriana Maria dos Santos

Adriana Maria dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 20 julho 2015 | 10:47

"(...) o segundo passo é identificar quais produtos foram vendidos e o custo deles, não informaste quais produtos foram comprados, usarei um exemplo. "

Então quer dizer que não poderei dar entrada no estoque simplesmente pelo valor total da nota, e sim terei que dar entrada em meu estoque discriminando produto a produto, valor a valor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.