x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.604

Contabilização de Emprestimo pelo BNDES

Carolina

Carolina

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 20 julho 2015 | 11:17

Pessoal bom dia,

Tenho um cliente aqui no escritório que está construindo uma nova sede, para isso ela fez um empréstimo pelo BNDES, nesse empréstimo a empresa teve um período de carência de 15 meses sendo que dentro deste período a empresa pagará trimestralmente uma parcela de juros, sendo cinco parcelas.

Minha dúvida é a seguinte, como faço para apropriar os juros deste empréstimo? faço mensalmente ou trimestralmente conforme o pagamento das parcelas?

Neste mesmo contexto surge outra dúvida, este empréstimo será liberado em três parcelas, eu devo provisionar o valor total do empréstimo ou somente o que foi liberado até esta data?

Fico no aguardo, pois já pesquisei muito sobre o assunto mas não achei nada que tire esta dúvida que eu tenho, pois nunca tinha contabilizado um empréstimo pelo bndes.

Obrigada.


Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 20 julho 2015 | 11:43

Bom dia,

1 - A apropriação dos Juros é mensal.
2 - O reconhecimento do empréstimo deve ser efetuada de acordo com as liberações das parcelas (ou seja, contabilize somente o que recebeu até o momento).
3 - Por se tratar de ativo qualificável, você deve contabilizar os juros desse empréstimo no ativo, juntamente com o saldo do imobilizado que está sendo construído. Dê um lida no CPC 20 - Custo dos empréstimos que irá te ajudar com essas dúvidas.

At.

Wellington

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.