x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.663

valor em uso - teste de impairment - nem todos ativos são ob

FERNANDO CEZAR MACIEL E SILVA

Fernando Cezar Maciel e Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 11:27

Saudações Srs,

Não concordo que todas as empresas devam fazer os teste de impairment.

isso porque não vejo possibilidade de definir ou calcular o "Valor em Uso" de um ativo como por exemplo o veículo de um escritório, ou uma mesa, um computador de uma empresa qualquer.

A NBCTG 01 (R2) trás seguinte definição para "Valor em uso": é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.

Que cálculo eu teria que fazer para descobrir no presente, os fluxos de caixa futuros esperados de um ativo como uma mesa, cadeira, computador de um escritório?

Muito subjetivo não acham?

Será que estou equivocado na minha colocação? por favor me corrijam se existir algo que trate dos casos em que não é necessário fazer o teste.

OBS: não localizei norma ou lei que determine que quando não há como apurar o "valor em uso" seja dispensado o teste de impairment.

Att

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 14:08

Fernando,

O CPC 01 é taxativo com relação a aplicação do teste na Unidade Geradora de Caixa. Agora veja este parágrafo:

Item 66 - "Se houver qualquer indicação de que um ativo possa estar desvalorizado, o valor recuperável deve ser estimado para o ativo individual. Se não for possível estimar o valor recuperável para o ativo individual, a entidade deve determinar o valor recuperável da unidade geradora de caixa à qual o ativo pertence (unidade geradora de caixa do ativo). "

As mesas, cadeiras, computadores e demais bens administrativos geram indivudualmente caixa para a empresa? Não, então neste caso você deverá subir um nível e testar por grupos de ativos. Se a atvidade fim é prestação de serviço então podemos agrupar todos os bens e instalações relacionados, e à isto incluem-se as mesas, móveis, etc.

Se a empresa é uma indústria, talvez a melhor análise é testar cada planta industrial individualmente e por aí vai.

O próprio CPC te dá respaldo para a sua dúvida... item 67 "O valor recuperável de um ativo individual não pode ser determinado se:" (b) "o ativo não gerar entradas de caixa que são em grande parte independentes daquelas
provenientes de outros ativos."

Concluindo, não acho subjetivo já que em algum nível é claro que existirá a possibildiade de gerar um fluxo de caixa descontado... nem que seja sobre a operação da empresa como um todo.

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.