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Definir custos e despesas no comércio

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 14:12

Boa Tarde!

Estou com uma duvida sobre como lançar custos e despesas.

Sei que custo são todas os gastos que a empresa teve diretamente ligado a sua receita, mais como seria um empresa de comercio, os gastos com o setor de vendas e suprimentos (estoque e expedição) seria considerado um custo? Enquanto os departamentos Financeiro, Tecnologia da informação, Marketing e R.H seriam relacionados a despesas?

Existe alguma legislação se tratando de custos e despesas?

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 14:31

Olá Felipe Santos. Em se tratando de Comércio, no caso seus estoques seria Custos Variáveis, assim como as Comissões pagas para os vendedores. Caso não tenha comissão , então permanece somente com o Custo das Mercadorias Adquiridas. Lembrando também que se você trabalha com Maquina de Cartão de Crédito, o percentual descontado pela operadora também é considerado um Custo , também lembrando que se seus produtos usam sacolinhas, caixas, para condiciona-los, é considerado Custo. As outras áreas que você citou é considerado como despesas.

Felipe Santos

Felipe Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 14:50

Muito Obrigado Maicon, me ajudou muito.

As comissões dos vendedores são considerados custos, então o restante dos gastos (salario base, vale alimentação, vale transporte, convenio, etc...) com funcionários do setor de venda também?

Outra duvida que surgiu, é possível recuperar PIS e Cofins dos encargos da maquina de cartão de crédito?

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 15:00

Olá Felipe Santos. No caso dos Custos com Comissão sim , porque está relacionado diretamente com as vendas , ou seja, quanto mais vende mais se ganha comissão entendeu, agora os outros encargos e benefícios trabalhistas são considerados Despesas. NO caso de se aproveitar Pis e Cofins sobre Cartão de Crédito, vai depender do seu regime de tributação, mas não tenho conhecimento sobre esse assunto, se algum colegar souber também gostaria de saber.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 08:31

Bom dia pessoal!

Conforme consta no item 10 do CPC 16 - Estoques: "O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem
como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais."

Em outras palavras, todos os custos necessários para deixar o bem disponível para venda.

Agora vejam o item 16: "Exemplos de itens não incluídos no custo dos estoques e reconhecidos como despesa do período em que são incorridos: (d) despesas de comercialização, incluindo a venda e a entrega dos bens e serviços aos clientes."

Despesas como omissão de vendas, comissão da maquina de cartão, salário de vendedores e quaisquer outras despesas relacionadas com as áreas comerciais são despesas comerciais e não custo.

Custos da venda são os gastos realizados com o pessoal de produção, ou no seu caso, de suprimentos, estoques e expedição além é claro do CMV.


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