x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 14.637

Ajuste de Exercicio Anteriores

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 21:33

Boa noite a Todos se alguém poder tirar minha dúvida ficaria agradecido.

ajuste de exercico anteriores significa um valor que foi descoberto após o fechamento do exercicio. minha pergunta e a seguinte, no ano 2008 tem um valor de 100.000,00, referênte a ajuste de exercicio anterior (2007 ) estar valor entraria na divição de lucro do exercico de 2008?

Magali M. Souza

Magali M. Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Domingo | 24 agosto 2008 | 16:33

Olá amigos do Fórum Contábeis!

Sou nova por aqui, e também na área de contabilidadee sou apenas uma auxiliar que quer muito aprender e investir nessa carreira e acabei chegando a esse portal pesquisando minhas dúvidas na internet, que me sanou váriaaaas dúvidas.
Vi que todos aqui responde, com a maior boa vontade as mais diferentes dúvidas. Gostaria de expor uma minha, que é uma dúvida boba a nível de vocês, mas para mim é bastante complicada, por isso me desculpem desde já pela inexperiência.

Estou conciliando a conta de Duplicatas a receber do ano de 2008 que fecha certinho até aqui. Acontece que essa mesma conta anteriormente não era conciliada e apresenta um saldo que segundo a empresa não é real, e ela empresa perdeu os arquivos de controle mas sabe que aqueles valores não estão em aberto. Complicado não amigos?
Como devo baixar esses valores que estão em aberto, se os balanços anteriores já estão fechados?


Me ajudem amigos?!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 07:59

Bom dia Magali,

Não imagine que seu questionamento seja menos importante do que qualquer outro que aqui se faça, a seu exemplo, certamente outras pessoas já viveram (ou vivem) situações idênticas. Assim é que (mesmo sem saber) podemos estar ajudando-as também.

Para que os saldos da conta "Clientes" reflita a realidade, você deve promover a baixa (recebimento) das duplicatas cuja quitação a despeito de efetivada, não foi registrada na contabilidade. Naturalmente isto deve ser feito com o respaldo de documentos.

Alternativamente, diante da inexistência dos aludidos "controles", use os extratos bancários para detectar os recebimentos. Na falta destes, entre em contato com os referidos clientes para certificar-se das datas e condições de pagamento das duplicatas ainda pendentes na sua contabilidade.

Uma vez ciente dos detalhes acerca do pagamento, considerando que os ajustes contábeis das contas envolvidas não interferem no Resultado dos Exercícios Anteriores, promova a baixa (pelo recebimento) das referidas duplicatas, tendo o cuidado de detalhar no histórico o motivo do ajuste.

No entanto, se o recebimento se deu acrescido de juros e multas ou diminuído de eventuais descontos concedidos, envolverão contas que irão interferir no Resultado.

Nestes casos, a regularização se dará via Ajustes de Exercícios Anteriores e as providências a serem tomadas devem seguir raciocínio diferente.

O Portal de Contabilidade publicou a matéria intitulada Ajustes contábeis de Exercícios Anteriores onde o autor aborda o assunto de forma bastante esclarecedora. Estou certo de que a simples leitura do artigo, será bastante para que você saiba como proceder.

Ainda assim se persistirem dvidas, entre em contato.

...

Magali M. Souza

Magali M. Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 09:47

Bom dia Saulo!!!

Muito obrigada pelo seu auxílio! Li várias postagens suas, e apesar de minha pouca experiência, deu para perceber o tamanho de seu conhecimento e preparo. Parabéns!

Vou sim estudar o link que você me orientou. Dúvidas voltarei a postar esperando contar com seu grande conhecimento e de todo o pessoal do portal.

Grande abraço!

Joselito Marcos Costa

Joselito Marcos Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 5 abril 2010 | 09:42


Só complementando ao esclarecimento de Saulo,

Outra coisa que ela nao falou e se existem alguma provisao de possíveis perdas, se houver,estas contas deverao ser tambem analizadas pra trazer os saldos corretos,e por fazer parte do resultado(s) anterio(s) com certeza nao afetará a conta de exercício anterior

Vanessa Silva

Vanessa Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 15:50

Olá pessoal boa tarde !!!
Estou com uma duvida sobre o lançamento de uma situação se alguém puder me ajudar fico muito agradecida.
A situação é a seguinte já fechei o exercicio de 2010 e descobri que tenho um valor de 19.825,34 referente a ativos de 2006 que até então não foram contabilizados os valores referente a depreciação, já calculei a depreciação até 12/2010 e fiquei com dúvida em como devo fazer esses lançamentos em 2011 alguém por favor poderia me ajudar?
Obrigada - Vanessa.

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 março 2011 | 22:13

Boa noite Vanessa,

Eu ajustaria direto na conta lucros/prejuízo (PL), sem transitar no Resultado. NO final do ano, no demonstrativo DMPL faria menção ao valor auferido. E também tem que demonstrar na demonstração do resultado abrangente, pois, é um valor que foi para o PL e não transitou no resultado.

Obrigado.

Rafael Machado

Vanessa Silva

Vanessa Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 14:14

Olá Rafael boa tarde.
Desculpe a minha inexperiencia, mas, não entendi bem quando você menciona que terei que demonstrar na DRE uma vez que ele já vai direto para PL, ainda assim há necessidade? De que forma que contas usar?

Obrigada.

Vanessa

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 15:10

bom dia Vanessa,

O resultado abrantente, até onde eu sei, serve para demonstrar as variações do PL que nao transitam no resultado.
A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada como parte da demonstração das mutações do patrimônio líquido. Dá uma lida no CPC 26 que voce entenderá melhor.

Lá existe as regras do que deve e nao deve ser apresentado na DR abrangente.

Espero ter ajudado.
Rafael Machado

Thiago de Souza Oliveira

Thiago de Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 12:20

Olá Pessoal, Boa Tarde !

Estou em uma situação que acredito terei que usar a conta "Ajuste de exercícios anteriores" para a regularização de uma NF de compra que entrou em duplicidade no balancete. Devido a duplicidade da NF, o resultado do exercício foi influenciado, e consequentemente a base de calculo para a CSLL e IRPJ estava a menor.

Depois de ler o comentário do Portal de Contabilidade, ainda assim pergunto:

Deverei complementar o valor do IRPJ e CSLL? Terei que "emitir" os relatórios contábeis novamente? Que procedimento legal terei que executar?

Muito Obrigado...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.