x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.844

Contabilização de saldos anteriores

Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 11:02

Bom dia a todos,

O escritório onde trabalho pegou uma nova empresa, sendo que essa nova empresa já tinha iniciado suas atividades em outro local e outro contador. Eu gostaria de saber como lançar os saldos das contas dessa empresa? Como colocar o saldo do caixa, banco, fornecedores, imobilizado?


Lucas Rodrigues
Técnico em Contabilidade

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 11:05

Lucas Rodrigues

Você irá ter que apurar o Ativo x Passivo + PL da empresa se ambos coincidem no mesmo valor total seguirá normalmente

Ativos
Débitos

Passivos e PL
Créditos

Onde deverão chegar ao mesmo resultado.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Lucas Rodrigues

Lucas Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 11:38

Isso eu sei, eu já tenho todos os saldos em mãos e o balanço está correto. Agora eu preciso saber como lançar esses valores no programa Alterdata, como contabilizar os saldos.


Lucas Rodrigues
Técnico em Contabilidade

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 12:09

Lucas

Existem basicamente duas formas de fazer isto:

1 - Lançamento Multiplo

Fazendo desta forma vc lançaria com data de 1 dia antes do início de sua responsabilidade debitando todas as contas com saldo devedor pelo valor de cada saldo e creditando todas as contas de saldo credor, também pelo respectivo saldo de cada uma. Se o balanço anterior bate, a soma dos débitos é igual a soma dos créditos, portanto, se for feito tudo certinho este lançamento multiplo irá fechar perfeitamente.


2 - Criação de conta Centralizadora

Você também pode criar uma conta centralizadora (preferencialmente no PL) que será contrapartida de todos os saldos passados, neste caso, você faria assim:

Data - 1 dia antes do início de sua responsabilidade

D - Contas com Saldo devedor (pelo saldo de cada uma)
C - Transitória Balanços Anteriores

D - Transitória Balanços Anteriores
C - Contas com Saldo credor (pelo saldo de cada uma)

Neste método, a conta Transitória Balanços Anteriores deverá começar o periodo de sua responsabilidade com saldo zero, pois os débitos e créditos devem ter a mesma soma.



Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.