x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.809

Joyce Vargas da Cunha

Joyce Vargas da Cunha

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 09:21

Bom dia,

Gostaria de saber o que compõe o custo médio de um produto, por exemplo, estou cadastrando operações fiscais em um ERP:

CFOP 1101 - COMPRA DE MATERIA PRIMA

ICMS - CREDITA
IPI - CREDITA
PIS/COFINS - NAO CREDITA (LUCRO PRESUMIDO)

Nessa mesma tela tem uma aba chamada custo médio que tem os impostos ICMS, ICMS ST, PIS/COFINS, IPI e nessa aba abre as opções SOMA, DIMINUI OU DESCONSIDERA.

Lembrando da contabilidade de custos os impostos recuperáveis, no caso ICMS, deve ser deduzido do custo do produto. Nesse caso estamos marcando para DIMINUIR do custo médio. Gostaria de saber se faço a mesma coisa para o IPI, pois a empresa é contribuinte do mesmo? Ou pelo fato do IPI ser um imposto calculado por fora tem algum tratamento diferente?

Em relação ao ICMS ST, a empresa não se credita mas esse faz parte do total da nota..devo SOMAR no custo médio ou DESCONSIDERAR?

Desde já agradeço.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 16:33

Cara Colega,

referente aos pontos levantados:

Gostaria de saber se faço a mesma coisa para o IPI, pois a empresa é contribuinte do mesmo? Ou pelo fato do IPI ser um imposto calculado por fora tem algum tratamento diferente?
- deve ser observado a forma como o sistema está efetuando o cálculo, ele deve levar em consideração o valor do produto e não o valor do produto + IPI, caso ele esteja levando produto + IPI o mesmo deverá ser removido.

Em relação ao ICMS ST, a empresa não se credita mas esse faz parte do total da nota..devo SOMAR no custo médio ou DESCONSIDERAR?

Na situação do ICMS ST o mesmo deverá ser somado ao valor do produto.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.