x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.369

Lançamento Contabil

ELAINE COSTA DA SILVA

Elaine Costa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 15:13



o dono da empresa deposito na conta da empresa o dinheiro que seria na conta particular e lancei como c/c socios

agora quero tirar desta conta . por favor como faco para lancar corretamente

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 16:46

Elaine, não entendi sua dúvida.
Só quero lembrá-la que o Princípio da Contabilidade da Entidade diz que não se pode misturar o patrimônio da empresa com o patrimônio dos sócios. Sendo assim, não pode existir essa conta corrente dos sócios no Balanço da Empresa!


Fora isso, qual a sua dúvida?

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 13:10

Kaik

Creio que está claro que se trata de postagem duplicada.

Danilo

Quanto a sua colocação

Só quero lembrá-la que o Princípio da Contabilidade da Entidade diz que não se pode misturar o patrimônio da empresa com o patrimônio dos sócios. Sendo assim, não pode existir essa conta corrente dos sócios no Balanço da Empresa!


Vamos a legislação

Resolução CFC 750/93 com atualizações até a Resolução CFC 1.282/10

Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.


Como pode ver, a taxativa de que " Não se pode existir a conta 'Conta Corrente de Sócio' ou similar" não é amparada pela atual redação do princípio da entidade, pois este prega que o patrimônio do sócio deve ser separado do patrimônio da empresa. Porém não impede a entrada de um patrimônio dentro do outro, desde que dentro da lei e feita a devida separação, colocando-se o montante que pertence ao sócio e está dentro da empresa dentro de uma conta de passivo e o montante da empresa que se encontra com o sócio em conta de ativo nas demontrações da empresa (ambas costumam se chamar 'Conta Corrente de Sócio')

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 14:58

Rodrigo..... foi o que eu falei........

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Rose

Rose

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 16:40

Boa tarde!!!

Gostaria de saber qual o lançamento na contabilidade devo fazer para aquisição de terra nua, sei que a terra não figura como despesa e sim como investimento e estou em duvida em como lançar na contabilidade esta aquisição o valor de aquisição foi R$ 600.000,00.
Fiz estes lançamentos:

d= Aquisição terra nua (grupo 3)
c= terra nua (grupo 1)

e

d= caixa (grupo 1)
c= aquisição terra nua (grupo 3)
Me ajudem gostaria de saber se esta correto????

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 17:13

oi, contabiliza-se

d - terra nua [ativo não circulante\imobilizado]
c - caixa ou banco c/c. [ativo circulante\caixa e equivalentes...(antigo "disponível")]
valor referente nossa compra terreno xxx cfe. matricula xxx
$ 600,000.00

boa tarde!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.