x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.629

Contabilização de Pró-Labore

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 15:20

Boa tarde amigos!

Trabalho em um escritório contábil e estou com dificuldades no lançamento do Pró-Labore. A referida empresa é Lucro Presumido e o Pró-labore do sócio é R$ 788,00 mensal. Não sei contabilizar pelo Livro Diário pois nunca fiz, queria tentar pelo Livo Caixa, será que posso? Qual a melhor opção?

Agradeço a atenção de todos.

Gabriela Martins

Gabriela Martins
Aux. Escritório
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 julho 2015 | 15:36

Gabriela,

O correto é o Livro diário, o livro caixa era para fins gerenciais e financeiros.

Segue contabilização:
Provisão
D- Pro-Labore - CR
C- Pro-Labore a pagar -PC

D- Pro-Labore a Pagar -PC
C- INSS a Recolher -PC

Ao pagamento:
D- Pro-Labore a pagar -PC
C- Caixa/Banco - AC

D- INSS a recolher -PC
C- Caixa/Banco -AC

Toda entidade está obrigada a registrar o LIvro Diário?

Resposta: A obrigatoriedade de registro do Livro Diári o está prevista no item 10, letra b, da ITG 2000, aprovada pela Resolução CFC nº 1.330/11, não havendo em nossa legislação nenhuma exceção. Está prevista também no Novo Código Civil Brasileiro, em seus arts. 1.180 e 1.181. Sugere-se também consultar a Instrução Normativa nº 107, de 23 de maio de 2008, do DNRC – Departamento Nacional de Registro do Comércio, que trata de outras formalidades de registro do Livro Diário na Junta Comercial.

Espero ter contribuído.
Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 13:10

Kaik, boa tarde!

Muito obrigada pelo retorno.
Fico feliz em saber que ainda existem pessoas que ajudam o próximo.

Tenho mais dúvidas sobre Finame de Bens. Criarei outro tópico, quem sabe algum profissional me ajuda.

Abraços...
Gabriela

Gabriela Martins
Aux. Escritório

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.