x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.480

Contabilizar Contrato de Permuta

Junior Mattos

Junior Mattos

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:16

Bom dia,

Essa dúvida está tirando meu sono, pesquisei aqui no forum mas não foram sanadas todas minhas duvidas.

Contabilizo uma empresa do ramo imobiliário, ela esta vendendo um terreno para uma construtora no valor de 3 milhões e esta recebendo 17 milhões nessa venda da seguinte forma: 11.2 milhões em apartamentos que serão entrega quando a construtura acabar a obra, 2.5 milhões em imoveis que já estão pronto e 3,3 milhões em dinheiro.

Gostaria de saber como seria feita a contabilização desse contrato, a tributação seria em cima da diferença (17 - 3 = 14 Milhões) ou do valor bruto recebido?

Obs: A empresa é do lucro presumido


Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:26

Junior Mattos,

Se ela contabiliza ou melhor, controla as receitas x despesas no regime de competência será no valor total bruto. Se ela contabiliza no regime de caixa, será de conformidade com o recebimento.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Junior Mattos

Junior Mattos

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 15:36

Obrigado Kaik,

Ou seja não posso tributar esses 11.2 milhões no momento da entrega do apartamento?

Esse terreno estava contabilizado no imobilizado da empresa, eu entendo que ele deveria estar em uma conta de estoque já que a empresa compra terrenos para depois revende-los.
O tratamento contábil não muda pelo erro de contabilização né? Pelo meu entendimento o valor do terreno se torna um custo para empresa, e o valor recebido será contabilizado como receita normal sendo tributado IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, correto?

att,

Junior Mattos

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 15:45

Junior Mattos,

Ou seja não posso tributar esses 11.2 milhões no momento da entrega do apartamento?


Exato, não pode, se você escritura/controla no regime de competência você apura uma receita e dela é tributável, independentemente do recebimento imediato ou não.

Esse terreno estava contabilizado no imobilizado da empresa, eu entendo que ele deveria estar em uma conta de estoque já que a empresa compra terrenos para depois revende-los.
O tratamento contábil não muda pelo erro de contabilização né? Pelo meu entendimento o valor do terreno se torna um custo para empresa, e o valor recebido será contabilizado como receita normal sendo tributado IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, correto?


Correta sua observação.


Att.
Sds

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.