x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.300

caixa negativo

Helena

Helena

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:09

boa tarde

Gente o caixa esta negativo não tenho mais despesas e notas para lançar , posso fechar o caixa negativo no balanço ?
o que devo fazer ?

Feliz daquele que transfere o que sabe pois nunca estarão sozinhos
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:17

Cilamara,

Caixa negativo é sinônimo de: Notas fiscais todas lançadas a visa sem observar a real operação financeira, vendas sem NF ou lançamentos em duplicidades.

Caso você conferiu os dados que mencionei e notou que estão "corretos" , sim você pode fechar o caixa negativo. No entanto, deve alertar a empresa que mantena um controle e reveja seus métodos de competição no mercado, pois se a empresa se mantém com o caixa negativo dar-se-a entender que não tem condições financeiras de se manter ativa e no mercado.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Helena

Helena

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:27

mais a conta do caixa esta negativa pois o que acontece ela veio de transferencia de outra contabilidade e o balanço anterior esta todo ajustado e o banco não tem documentos pois muitas coisas pagas não tem comprovantes então foi feito ajuste do caixa para o banco para o saldo bater , porem o caixa esta credor e preciso fechar o balanço e não estou achando uma solução.

Alguem pode me ajudar

Feliz daquele que transfere o que sabe pois nunca estarão sozinhos
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 15:35

Cilamara,

Pois bem, se há ajustes a serem efetuados sugiro que você faça uma auditoria na conta de caixa. É simples, faça uma inspeção física, contando efetivamente o dinheiro físico. Se isto não for possível por você, peça para o cliente enviar uma declaração com a composição do caixa.

Não trabalho em escritório de contabilidade, não sei os procedimentos legais a serem adotados entre cliente e contabilidade, por este motivo só posso dar a opinião profissional acerca do conceito de Caixa.... e negativo é uma das coisas que ele não pode ser.

Vamos aguardar a opinião de colegas mais experientes nesse ramo.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 16:37

Cilamara,

Como nosso colega mencionou sugiro também a fazer uma auditoria.
Procedimentos:
Identificar se as receitas no livro fiscal estão corretamente lançadas no livro caixa/diário;
Identificar se as NF de compras que estão a prazo estão lançadas na conta fornecedores e as duplicatas que estão lançadas no caixa estão quitando a conta fornecedor (observar se estão lançados em duplicidades).
Identificar os impostos pagos se foram lançados os valores corretos.

No mais isto é a base, os demais erros irão aparecer neste processo de conferência e acertos..

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Helena

Helena

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 16:55

eu já fiz essa auditoria a conta receita esta lançada em receita de serviços contra clientes esta certo ? o cliente agente depois baixa no caixa

Feliz daquele que transfere o que sabe pois nunca estarão sozinhos
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 16:57

Cilamara,

Sim correto.
Os saldos estão corretos? Os valores recebidos a caixa estão corretos?

Vale conferir o mesmo para compras e despesas.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.