x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 662

Obrigações Associação

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:08

Bom Dia

Tenho algumas duvidas sobre a prestação de contas de uma Associação.
O fato é o seguinte, eu abri uma associação para meu primo. Ele recebe dinheiro de algumas empresas e prefeituras para ajudar nos custos da associação.
Minhas duvidas são as seguintes:
A única declaração que ele terá que entregar é a DCTF? Mas zerada, pois não há recolhimento algum de imposto?
E se algum dia ele for autuado pela receita federal a única forma de comprovar esses recebimentos será através do livro caixa? Pois não há nenhuma declaração que ele informe esses valores recebidos?
,
Obrigada.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:48

Mayara

As associações imunes/isentas devem manter contabilidade regular. Esses valores recebidos da prefeitura e outras empresas devem ser registrados como receita. Os documentos são o contrato de parceria ou convênio com empresa ou administração pública. Os valores contidos nos contratos devem ser provisionados. Por se tratar de recebimento da prefeitura, obrigatoriamente deve ser feito a prestação de contas, então, todos os controles de entrada e saída de recursos devem estar bem evidenciados, apresentando as peças contábeis obrigatórias: balanço, DRE, DFC, DMPL e Notas Explicativas.

bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.