x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.314

Saldo Negativo de IRPJ x Empresa do Lucro Presumido

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 14:43

Boa tarde.


Ocorre o seguinte: Estou fechando o 2º trimestre/2015 (IRPJ/CSLL) de uma empresa do Lucro Presumido, a única receita dela foi proveniente de uma venda de um veículo, na qual houve ganho na venda e por fim, será tributado. Acontece que, em 2014 essa empresa era tributada pelo Regime de Tributação do Lucro Real e tem um Saldo Negativo de IRPJ de R$ 12.000,000 no Balanço Patrimonial. Minha pergunta é: Posso compensar o imposto (IRPJ - código 2089) com o saldo que constan no Balanço?


Há alguma Base Legal, na qual posso estudar?



Att.

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:23

Boa Tarde Juliana,


No perdcomp, abra a ajuda p/ a ficha pagamentos, tem muita orientação, inclusive no item 14 fala sobre o valor utilizado para compor o saldo negativo do período. Acho que pode te ajudar.


At,

Everaldo Magalhães

Everaldo Magalhães

Iniciante DIVISÃO 4, Account Manager
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:23

Boa tarde, Juliane,

Quando você se refere a "saldo negativo de IRPJ", este é resultante de antecipações de recolhimento ou retenções em fonte? Caso positivo você pode compensar as antecipações através do PerDcomp.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.