x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.494

Provisao de mensalidades de cooperados

 I .SANTOS

I .santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 22:21

Por favor
alguem pode esclarecer umas duvidas sobre provisao de mensalidades de cooperados de uma cooperativa de carros

tenho a provisao de 1800 mensal a receber dos cooperados , mas nem todos os cooperados pagaram, ou seja meu valor recebido foi a menos
qdo chegou no fim do ano tinha uma diferença a receber entre cooperados pagos e os que faltaram pagar
onde fica essa diferença e minha provisao esta correta? Ex tinha a receber 1800- mas so pagaram 1300, fiquei com saldo restante a receber de 500,00

fiz assim

Na provisao
D: em uma conta do ativo
C: na conta de resultado no grupo de receitas

No pagamento

D: na conta de resultado
C: caixa

se alguem puder ajudar fico muito agradecida, pois acho que tem algo errado nesses lançamentos ou no grupo de classificaçoes
pois qdo efetuei os pagamento, e foi deduzindo o saldo deduzido ficou no grupo da receita e a receita sao contas de zeramento .

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 1 agosto 2015 | 09:57

Olá Maria!

Com relação a provisão de "receita", fiquei com uma dúvida.

O reconhecimento das receitas se dá pelo regime de competência. Na contabilidade comercial não há como você lançar a provisão de receitas, debitando-se clientes ou receitas a receber (ativo circulante) e creditar uma conta de resultado no grupo de receitas.

É por isso que você está com essas diferenças nas contas de resultado.

Você deve reconhecer as mensalidades a medida que você as recebe, debitando-se caixa e creditando receita.

Tenho uma associação como cliente em que a mesma lança a receita do ano em janeiro e divide o valor dela em 12 parcelas mensais aos associados. A receita é reconhecida em Janeiro do ano corrente e a medida que os associados vão fazendo o pagamento ocorrem os seguintes lançamentos:

1) Reconhecimento da Receita
D: Associados a Receber (AC)
C: Receita com Associados (R)

2) Pagamento das Mensalidades
D: Caixa (AC)
C: Associados a Receber (AC)

Caso algum associado não pague, o valor fica em aberto até que seja quitado ou "baixado" na conta de resultado quando o associado resolve
sair da associação.

Qualquer dúvida, volte a perguntar.

Att.
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.