x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 480

Dúvidas básicas (não sou da áres) sobre apuração de resultad

Rodrigo Buschmann

Rodrigo Buschmann

Bronze DIVISÃO 2, Analista Programador
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 10:48

Pessoal, pesquisei pelo fórum mas as respostas que encontrei são situações mais complexas. Como não sou da área contábil (mas me interesso por ela) queria ajuda para aprender ou esclarecer alguns conceitos:

1) Apuração de resultado já sei o que é. Minha pergunta: ela é sempre feita no fim do ano ou pode ser feita em qualquer data?

2) Vi algumas apurações efetuadas no fim do ano e no ano seguinte no dia primeiro lançamentos de "saldo inicial". Porque existem esses lançamentos ao invés de simplesmente dar continuidade aos saldos que já existiam no fim do ano anterior, esses lançamentos são necessários?

3) Esses lançamentos que citeis acima são lançamentos normais ou são "fictícios", apenas para transferir o saldo? Achei estranho que eles não tinham contra partida, só colocavam o saldo na conta e nada mais.

Obrigado

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3, Perito(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 11:15

Rodrigo, a apuração de Resultado é feita no final do ano. Para informações gerenciais ele pode ser feito a qualquer momento, demonstrando o resultado da empresa até determinado mês,de acordo com a necessidade. Existe empresas que apuram mensalmente.
NO final do ano as contas de Resultado são encerradas, para ser apurado o lucro ou prejuízo da empresa e esses valores são repassados para o Balanço Patrimonial. É nesse momento que é dado a destinação específica para esses recursos. A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício. Isso quer dizer que ela está evidenciando o resultado que aconteceu naquele ano específico. Se ela não for zerada, ela vai trazer as informações acumuladas dos outros anos e acaba perdendo sua serventia.
Os lançamentos do Resultado precisam ter uma contra partida. A contabilidade trabalha com as partidas dobradas, todo Débito tem que ter seu respectivo Crédito. Toda a movimentação da empresa tem que ter uma origem e um destino. Sendo assim, eles precisam ter uma contra partida.


Espero ter ajudado!
Qualquer coisa, estou à disposição!
Abraços!

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.