x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 859

Contabilização - Faturamento não registrado em período anter

Viviane Rodrigues Lucena

Viviane Rodrigues Lucena

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 11:38

Bom dia, Colegas!

Estou com uma dúvida e já procurei, aqui no fórum, discussões sobre o assunto, mas não encontrei nada.
Por favor, vejam se conseguem me ajudar!

Estou com uma Nota fiscal referente à venda de Serviços (ou seja, faturamento) de uma empresa tributada pelo Lucro Real, porém esta nota é de 2012 e foi contabilizada na época, o pagamento dos tributos incidentes aconteceu, só que por falta de conciliação, o valor desta nota foi baixado, sendo registrada como recebida. No entanto, o recebimento não aconteceu de fato e estaremos recebendo este valor no próximos dias, ou seja, em 2015. Eu preciso contabilizar esta nota para justificar essa entrada de recurso.
Minha pergunta é: Qual seria a classificação desta receita, já que não posso classificar como Receita Operacional? Pois assim, a empresa pagaria novamente os tributos incidentes?

Agradeço Antecipadamente!

Viviane Lucena

Um passo à frente e você já não será o mesmo!

JOÃO PAULO DA SILVA ALVES
Articulista

João Paulo da Silva Alves

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 12:46

Desculpa mas os impostos ja foram pago o recebimento que foi feito erradamente, logo, os tributos estão corretos.

O que você tem que fazer e um ajuste na contabilidade estornando o valor recebido em 2012 e lançado o mesmo agora no mês de agosto. lembrando que ambos lacamentos tem que ser feito no mês de agosto.


att,
joao

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 12:56

oi, precisa fazer a conciliação a fim de descobrir como essa nota foi baixada, p. ex.

>> supomos que esta nota fiscal tenha sido baixada contra a conta "caixa", e caso a conta "caixa" tenha saldo suficiente, contabilizar

data: 02/02/2015
d - nome do cliente [ativo circulante\clientes]
c - caixa [caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]
valor referente estorno do lançamento de número xxx de xx/xx/2012, conforme livro diário de número xxx, registrado na junta comercial. . (ou no cartório de registro de títulos e documentos...) sob número xxx em xx/xx/2013.
$$$

dt. 11/08/2015
d - banco c/c. [caixa e equivalentes de caixa]
c - nome do cliente [idem acima]
valor referente nosso recebimento nota fiscal de número xxx emitida xx/xx/2012.
$$$

>> a correção acima irá modificar o saldo do "caixa" que por sua vez terá reflexo na "demonstração do fluxo de caixa", por conseguinte deverá ser justificado em "notas explicativas" findo exercício de 2015.

boa tarde e ótimo trabalho!

Viviane Rodrigues Lucena

Viviane Rodrigues Lucena

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 13:50

Joao Paulo,

sim, os tributos estão corretos. O problema é o seguinte, esta nota é contabilizada da seguinte forma: D- CLIENTE (ATIVO) / C- SERVIÇOS PRESTADOS (RECEITA OPERACIONAL).
Visto que os valores classificados como receita operacional são base para o IR e CSLL, então eu não posso estornar e voltar a lançar essa notas na conta de receita operacionais. Poderia sim, estornar esse recebimento feito incorretamente e lançar novamente a nota fiscal, porém em outro grupo de receitas. Mas não consigo saber em qual grupo em devo lançar.

Atenciosamente,
Viviane Lucena!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 8 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 19:31

oi, é importante verificar como foi dado baixa desta nf em 2012, de posse dessa informação vai ser possível fazer as correções necessárias.

boa noite e bom trabalho a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.