x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 18.433

Registro K155 - ADVERTÊNCIA

Amanda de Godoi Noronha

Amanda de Godoi Noronha

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 11:10

Bom Dia!
A um mês atrás foi feita a seguinte pergunta.

Todos os arquivos ECF`s que importo pra dentro do programa validador PVA
estão dando Advertência no Registro K155 sendo que os arquivos estão corretos.

Advertência:
"Existe uma diferença entre a soma dos saldos finais credores com a soma dos saldos finais devedores."

Sei que o encerramento de uma empresa de Lucro Presumido tem que ser Trimestral, porém foi gerado e transmitido a obrigação ECD anual.
Pergunta: Se alterar o encerramento para trimestral na contabilidade, terei que pedir a retificação da ECD para que a importação na ECF seja feita com saldos trimestrais?

Desde já, agradeço!

Atenciosamente
Amanda.

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 15:22

Amanda Barranco de Godoi

Também estou com o mesmo problema.
Minha empresa é do Lucro Presumido e a ECD foi entregue anual, porém o ECF está dando essa advertência e a diferença é justamente no resultado do trimestre.

Se alguém puder nos ajudar eu agradeço!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Amanda de Godoi Noronha

Amanda de Godoi Noronha

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 16:58

Boa Tarde!
Debora Feitosa, acabo de entrar no site da Receita Federal e nas perguntas frequentes da ECF consta respondida o que estávamos com dúvida.
Segue abaixo:

Recuperação de ECD Com Encerramento do Exercício Diferente dos Encerramentos da ECF

Os encerramentos do exercício na ECF seguem o período de apuração do tributo. Por exemplo, se a empresa é do lucro presumido, os encerramento do exercício da ECF serão trimestrais.

Caso a ECD recuperada tenha encerramento diferente (por exemplo, a ECD recuperada tenha apenas um encerramento anual), no momento da validação no programa da ECF, poderá aparecer uma mensagem de advertência, com o valor da diferença entre os saldos finais credores e os saldos iniciais credores. Nesse caso, a pessoa jurídica poderá ajustar os saldos por meio de alteração no registro K155 (alteração de saldo de uma ou mais contas).

Também há a opção de criar uma nova conta do plano de contas da pessoa jurídica (J050) para fazer o ajuste. Contudo, neste caso, também será necessário fazer o mapeamento desse conta para o plano de contas referencial (J051).

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,
Amanda.

Isabela Guimarães

Isabela Guimarães

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 16:48

Olá gente!

Eu estava com o mesmo problema no registro K155, da inconsistência de saldo inicial e final, eu fiz o ajuste nos trimestre
Porém aparece a advertência, de que o registro no quarto não é compatível com os valores recuperados e calculados pelo sistema, na verdade a soma bate, somente tive que alterar o saldo inicial para ficar de acordo com o saldo final anterior.

Devo desconsiderar essa advertência? Pois o ajuste de fato modificou os valores recuperados da ECD entregue.

Se puderem me ajudar agradeço desde de já!

Isabela

Daniela Dantas de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 16:53

Estou com esta advertência também, mas os saldos estão corretos, já estão trimestrais, não estou encontrando onde está este saldo anual que vocês estão falando para ajustar.

Alguém mais não tem esta diferença de saldo e mesmo assim está com advertência, onde mais eu olho pra ver estes valores?

Daniely Assis

Daniely Assis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 19:04

daniela dantas, isabela guimarães e vanessa rosa também estou com a mesma advertencia de que o registro não é compativel com os valores recuperados e calculados pelo sistema..... vocês conseguiram solução? devo desconsiderar essa advertência?????

debora feitosa, se tiver conseguido resolver, nos oriente por favor.....

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 15:28

Depois de analisar muito descobri o seguinte: esta diferença que está na advertência é referente o valor das Receitas - as despesas do trimestre, como não foi feito o encerramento trimestral no sistema ai ele leva os trimestres sem zerar as contas de resultado, mas o balanço não leva as contas de resultado então fica faltando o resultado delas para acertar.

Só que ainda estou analisando como vou lançar isto no ECF, se alguém souber onde alterar por gentileza me ajude.

Desde já agradeço

Daniela

vanessa rosa henrique

Vanessa Rosa Henrique

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 07:56

Bom dia!!!

Pessoal, eu fiz assim, dentro do PVA da ECF eu lancei a conta de lucro ou prejuizo que deu em cada trimestre, e no ultimo trimestre a conta de lucro ou prejuizo ja vai ter só tera que ajustar o valor, fazendo isso o sistema da uma advertencia de que o registro não é compativel com os valores recuperados e calculados pelo sistema, eu enviei assim mesmo, pois relamente não é compativel pois foi alterado os valores do resultado para trimestral. E o melhor a fazer o ano que vem é enviar a ECD trimestral, para não dar este problema. Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.