x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 914

ECF - Preenchimento

Esio Paulo Silva

Esio Paulo Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 15:33

Boa tarde. Estou preparando a ECF, e o desenvolvedor de sistema disse que, para gerar o arquivo, tenho que alterar o lote unico final de encerramento da empresa para quatro lotes trimestrais. O problema é que ja entreguei a ECD(que substitui o Livro Diário) com apenas um lote. Seria o caso de retificar a ECD?

Esio Paulo Silva

Esio Paulo Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:06

Sim, isso foi minha primeira idéia quando importei o primeiro arquivo. Porém, percebi muitas advertencias, entre elas 3 que informavam que os saldos de balanço dos trimestres não fecham. Foi isso que me incomodou. Sei que é advertencia, mas, como falam, advertencia é aviso de erro nos proximos anos.

Roberta Lorentz D'alessandro

Roberta Lorentz D'alessandro

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:40

Vi essas advertências também, mas quando conferimos os números do trimestre, não há divergência.
O que vi em algumas pesquisas que fiz foi que o PVA diferencia o total de 0 a debito com o total de 0 a credito. Isso estaria gerando a "diferença".

No meu caso, peguei os 4 balancetes e conferi linha a linha, e como nao houve diferença de valor, aceitei a advertência como sendo o erro acima.

Esio Paulo Silva

Esio Paulo Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:45

Porém, meu desenvolvedor informa que TENHO QUE ESTORNAR O ENCERRAMENTO ANUAL E FAZER 4 TRIMESTRAIS, por conta do sistema que uso. É isso que ta me assustando.

Olha a informação que me foi passada:

A ECD, que tem cunho societário, da ECF que tem eminentemente fiscal. isso significa que as demostrações contábeis na ecf deve OBRIGATORIAMENTE ser geradas de acordo com a periodicidade relativa ao regime de tributação da empresa. ou seja, para empresas do lucro presumido, cujo período de apuração e trimestral, devem ser geradas demostrações contábeis trimestrais, ainda que na ECD tenha sido apresentada apenas balanço Patrimonial e DRE anual, esta informação costa inclusive do site da ECF no Portal da receita Federal do Brasil.


Nesse caso por mais que tenha feito a ECD anual, terá que fazer dentro a transferência trimestral e gerar o arquivo trimestral.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.