x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 584

encerramento exercício

Maíra Gazarini

Maíra Gazarini

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 15:58

Boa Tarde
Estou com dúvida quando ao encerramento do exercício.
A empresa lucro presumido fatura notas em fev, abr e dez/2014, exemplo o somatório das notas deu R$77.000,00, para saber o lucro a distribuir aos sócios, faço o calculo sobre os 32%, até aí tudo bem...dá um valor de R$15.915,90 de lucro para distribuir para os sócios.
Aí contabilizo como
D lucro do exercício
C lucro a distribuir sócio a

aí depois contabilizo o encerramento
d resultado do exercício
c lucro do exercício

Está certo correto meus lançamentos?

Enoc Almeida

Enoc Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 16:37

Maíra Gazarini,

Após aplicar a alíquota de presunção( entendo que se trata de uma empresa prestadora de serviços) de 32% é necessário subtrair os tributos federais apurados no período.

Veja que vc apurou o lucro através de uma presunção legal, a qual difere da apuração contábil. Caso distribuísse seus lucros com base no lucro contábil, seria necessário este lançamento com o valor do Lucro Liquido de sua DRE:

D - Encerramento do exercício
C - Lucro do Exercício

D - Lucro do exercício
C - Lucro a distribuir

Espero ter sido claro.

Maíra Gazarini

Maíra Gazarini

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 16:43

Enoc, boa tarde
Sim a empresa é uma prestadora de serviços.
A minha dúvida, é que a empresa me apresentou só esse ano todos os documentos para contabilizar.
Fico confusa em lucro fiscal e contábil...
Nesse caso posso distribuir tudo então?

Enoc Almeida

Enoc Almeida

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 16:55

Não entendi sua duvida:

Você recebeu a documentação de 2014 agora? Como a empresa fez a distribuição na época do IR?

Lucro contábil: você deverá seguir a legislação contábil(acredito que nesse caso poderá ser a NBC TG 1000, ITG 1000 e CPC PME) e com a documentação disponibilizada apurar o lucro, que poderá ser distribuído de acordo com os interesses dos sócios.

Se não fizer a contabilidade, a empresa poderá distribuir o lucro com base na presunção, popular lucro fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.