x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.744

Caixa x Receita

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 11:54

Olá!

Quando contabilizo ex.: Caixa 100,00 / Prestação de serviços (Resultado 100,00) O Balanço fica com diferença de ativo e passivo, como resolvo para ficar igual ativo x passivo?

Grato!

WENDERSON FERREIRA

Wenderson Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 12:15

Prezado Fabio,

Inicialmente , devo frisar que neste lançamento contábil, você esta ferindo o principio da Competência. Na competência , eu Lanço Prestação de Serviços ( Despesas ) x Fornecedor de Serviços ( Passivo). Pela regime de Caixa eu lanço a Debito de Fornecedor de Serviços x Caixa ( Ativo ) .

Sendo assim não haverá diferença entre Ativos e Passivos.


At.

Wenderson Ferreira .

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 13:05

Wenderson,

Perdoe-me, mas o princípio de competência só é quebrado quando o registro da despesa/receita ocorre em mês distinto ao fato.

Contabilizar uma venda à vista diretamente do resultado para a conta de caixa não está errado. A obrigatoriedade de circular pela conta de clientes ocorre quando o recebimento do recurso for em data distinta da venda.

Contador Fábio,

O Balanço Patrimonial é composto pelos Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido. Mesmo que o zeramento das contas de resultado seja feito apenas no fim do exercício, os saldos devedores e credores do resultado devem ser apresentados no PL em períodos intermediários. Desta forma não há como apresentar diferença no BP.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 13:09

Então Maurício Töller, Quando contabilizo ex.: Caixa 100,00 / Prestação de serviços (Resultado 100,00) depois vou em lucros PL e coloco esse lucro é isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.