x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 2.905

Balanco de abertura

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 16:09

Tamara,

Você tem o contrato constitutivo?
Já tentou olhar na consulta do CNPJ o valor de capital? Caso tenha feito e não apareça deve ser solicitado a JUNTA de seu estado uma cópia do contrato primário.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 17:39

Boa tarde!

Tamara ,

Se não tem o contrato em mãos, siga a orientação do Kaik e busque na Junta Comercial uma cópia do mesmo. Se a empresa foi de fato constituída, lá eles terão uma cópia. Acredito que essa talvez seja a saída mais prática para sanar sua dúvida em relação ao Capital Social da entidade.

Att.

Jonathan

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Thais Lourenço Werner

Thais Lourenço Werner

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:42

Boa tarde pessoal, preciso da ajuda de vocês, tenho uma empresa que não fazia contabilidade antes, e agora por causa do SPED Contábil que será entregue mês que vem ela terá que fazer. Essa empresa é presumida. Para adiantar meu trabalho, importei o livro caixa para o contábil (trabalho com o folhamatic), agora preciso cadastrar os saldos iniciais que seriam referentes a 2013, pois não fiz a contabilidade deste ano. Minha dúvida é qual seria minha contrapartida para esses saldos iniciais, o saldo de caixa e o PL eu já sei, mas tem FGT, INSS, Folha de Pagamento, Pis, Cofins, etc. Me ajudem por favor.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:47

Thais Lourenço,

Primeiro só um acerto básico, seria o ECF, o ECD foi até 30/06.
Bom, em demais orientação, você há como apurar tais saldos além do Caixa, Cap. Social?

Pois há diversos casos primários a se analisar: (desconsiderar a numeração é apenas para "ordem" na explicação)
1 Ativo
Caixa e Equivalentes
Adiantamentos
Impostos a Recuperar
Estoques
1.1 Investimentos
Terrenos
Participação em empresas
1.2 Imobilizado
Veículos
Máquinas e Equipamentos

2 Passivo
Impostos a recolher
Fornecedores
Duplicatas a pagar
2.1 Passivo Não Circulante
Empréstimos
Tributos Parcelados
3 Patrimônio Líquido
Capital Social
Lucros Acumulados

Você pode utilizar dessas contrapartidas para fazer sua abertura, isso é claro se houver maneira de fazer tal levantamento.
Espero ter contribuído,

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Thais Lourenço Werner

Thais Lourenço Werner

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:57

Isso obrigado Kaik, eu ainda não me acostumei com os nomes!! kkk

Vamos lá, está um pouco complicado porque essa empresa é prestadora de serviços, então ela só tem a receita mesmo e as despesas mensais. O meu problema está para colocar esse saldo inicial dos impostos, pois eles seriam fruto de uma provisão em 12/2013, o que não foi feito...e a provisão é Passivo com contra partida na Despesa. Aí que tá minha dúvida, posso colocar essa contrapartida na despesa em saldo inicial?? Pois em 01/2014 já estão lançados por exemplo, o débito no Passivo PIS a Recolher e o Crédito no Caixa.

Nossa eu estou perdida, faz 5 anos que me formei e sempre trabalhei no fiscal, agora to tendo que me virar!! Aguardo uma resposta!! Mas já agradeço a atenção!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:25

Thais ,

Entendo,
Bom.. Conta de despesas não englobam o saldo inicial, o correto teria de ser a conta Lucros Acumulados, pois é um valor resultante da DRE apurada no exercício.
Caso não tenha DR, e nem a apuração do lucro anterior o mais viável será você apenas lançar como saldo inicial o valor de caixa, estoque, e imobilizado e o valor dos impostos do mes 12/xxx lançar direto em despesas, e a partir do mês 01/xxx lançar e provisionar corretamente. Se tivesse feito o diário mesmo estando "errado" seria mais simples instruir, no mais vou mostrar basicamente como ficará os lançamentos...

D- Caixa e Equivalentes -AC
D- Estoques - AC
D- Imobilizado -AC
C- Capital Social ou Capital Integralizado - PL

Pagamento da despesa do mês 12/xxx
D- Impostos - CR
C- Caixa e Equivalentes - AC

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Thais Lourenço Werner

Thais Lourenço Werner

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:41

Hum.. entendi, bom eu tenho o saldo de caixa do ano anterior que seria lançado como lucro acumulado, mas se eu deduzir o valor do imposto ele ficará errado pela declaração anterior, pois ele será meu saldo inicial de caixa. Então acho que é melhor optar por lançar como despesa e iniciar a provisão a partir de 01/2014 mesmo.

Só mais uma dúvida, eu tenho um capital de 10.000,00 que foi lançado na época da constituição da empresa, neste caso para o saldo inicial, tenho que lançar os 10.000 no PL e contra partida no caixa, a minha dúvida é teria que diminuir esses 10.000,00 do lucro acumulado para aí quando lançar o lucro acumulado com contra partida caixa o saldo inicial do caixa ficar correto com o final de 2013, estou certa???

Muito obrigado pela ajuda.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:48

Thais Lourenço ,

Sim, pode ser feito, no entanto não no saldo inicial. Neste caso é necessário um lançamento de ajuste no primeiro dia útil de 2014 para acertar as contas.

Ficará assim:

D- Ajustes de Exercícios Anteriores -PL
C- Caixa e Equivalentes - AC

Acerto do Patrimônio
D- Lucros Acumulados -PL
C- Ajustes de Exercícios Anteriores -PL

Assim você irá notar que os saldos irão seguir "corretamente".

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Thais Lourenço Werner

Thais Lourenço Werner

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:53

A sim, é que to falando saldo inicial, porque o nome do lugar aonde tenho que cadastrar esses valores, pq não teve encerramento do ano anterior, chama cadastro de saldos iniciais, que seriam os valores transportados de um ano para o outro.

Só tenho que cadastrar essas contas no meu plano de contas para que eu cadastre o débito e o crédito corretamente!!

Muito obrigado pela ajuda!!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 08:56

Thais Lourenço,

Entendido, eu citei o primeiro dia útil pois não pode simplesmente deduzir um valor do saldo inicial sem efetuar o procedimento correto.

No mais, espero ter contribuído..

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Thais Lourenço Werner

Thais Lourenço Werner

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 14:28

Boa tarde,

Aqui estou eu com mais uma dúvida.

Agora estou terminando a contabilidade de uma transportadora, ela tem vários caminhões como imobilizado, só que nenhum foi em 2014, são todos anteriores, fiz um levantamento e o valor do imobilizado está muito maior que o valor do caixa inicial, que seria o caixa final do ano passado. Eu poderia simplesmente não lançar esse imobilizado, o problema é que teve venda de caminhões em 2014 e um deles foi dado em processo judicial trabalhista, então preciso lançar eles.
Minha dúvida é qual seria a contrapartida destes imobilizados já depreciados até?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.