x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 5.193

Abertura de Balanço

Alexandra M L Pereira

Alexandra M L Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2006 | 10:58

Bom dia a todos! Me chamo Alexandra, sou estudante de contabilidade, e gostaria de pedir um informação: Uma Empresa Sem Fins Lucrativos de Interesse Social. Não fazia a contabilidade pelo regime de competência, só fazia pelo regime de caixa, então eu fiz o levantamento das contas PATRIMONIAS para fazer o BALANÇO DE ABERTURA, e constava o seguinte:

Ativo
ATIVO CIRCULANTE
Caixa>>>>>>>>>> 3.520,00
Bancos>>>>>>>>> 7.890,00
Ativo Circulante 11.410,00

ATIVO PERMANENTE
Imobilizado>>>>>138.700,00

Total do Ativo>>> 150.110,00


Passivo e Patrimônio Social
PASSIVO CIRCULANTE
Salários a Pagar>>>> 3.350,00
Encargos a Pagar>>> 1.258,00
Passivo Circulante 4.608,00

PATRIMÔNIO SOCIAL
xxxxxxx

Total do Passivo



Minha dúvida é o seguinte: Qual conta do PATRIMÔNIO SOCIAL eu devo usar? pra cobrir essa diferença de R$ 145.502 para fechar o balanço.

Pois a NBCT 10.19, item 10.19.27 que estabelece o seguinte: "O valor do Superávit ou déficit do exercício deve ser registrado na conta Superávit ou Déficit, enquanto não aprovado pela assembléia dos associados e após aprovação, deve ser transferido para a conta Patrimônio Social.

Agradeço antecipadamente a atenção de todos!
Alexandra.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2006 | 11:34

Bom dia Alexandra,

Como você mesma colocou, em obediência a NBCT 10.19, item 10.19.27 ao PN CST nº 33/78 ao artigo 4º da Lei nº 9.249, de 26.12.95 e legislações outras atinente a matéria, o resultado verificado (no caso acima) deve constar como Superávit Acumulado em Conta do mesmo nome no grupo Patrimônio Social, até que seja aprovado em Assembléia.