x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 5.193

Abertura de Balanço

Alexandra M L Pereira

Alexandra M L Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2006 | 10:58

Bom dia a todos! Me chamo Alexandra, sou estudante de contabilidade, e gostaria de pedir um informação: Uma Empresa Sem Fins Lucrativos de Interesse Social. Não fazia a contabilidade pelo regime de competência, só fazia pelo regime de caixa, então eu fiz o levantamento das contas PATRIMONIAS para fazer o BALANÇO DE ABERTURA, e constava o seguinte:

Ativo
ATIVO CIRCULANTE
Caixa>>>>>>>>>> 3.520,00
Bancos>>>>>>>>> 7.890,00
Ativo Circulante 11.410,00

ATIVO PERMANENTE
Imobilizado>>>>>138.700,00

Total do Ativo>>> 150.110,00


Passivo e Patrimônio Social
PASSIVO CIRCULANTE
Salários a Pagar>>>> 3.350,00
Encargos a Pagar>>> 1.258,00
Passivo Circulante 4.608,00

PATRIMÔNIO SOCIAL
xxxxxxx

Total do Passivo



Minha dúvida é o seguinte: Qual conta do PATRIMÔNIO SOCIAL eu devo usar? pra cobrir essa diferença de R$ 145.502 para fechar o balanço.

Pois a NBCT 10.19, item 10.19.27 que estabelece o seguinte: "O valor do Superávit ou déficit do exercício deve ser registrado na conta Superávit ou Déficit, enquanto não aprovado pela assembléia dos associados e após aprovação, deve ser transferido para a conta Patrimônio Social.

Agradeço antecipadamente a atenção de todos!
Alexandra.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2006 | 11:34

Bom dia Alexandra,

Como você mesma colocou, em obediência a NBCT 10.19, item 10.19.27 ao PN CST nº 33/78 ao artigo 4º da Lei nº 9.249, de 26.12.95 e legislações outras atinente a matéria, o resultado verificado (no caso acima) deve constar como Superávit Acumulado em Conta do mesmo nome no grupo Patrimônio Social, até que seja aprovado em Assembléia.

Como se trata de superávit originário de um Balanço de Abertura elaborado com base em dados agora conhecidos, é importante que também em Assembléia fique claro que o superávit em questão vem do reconhecimento de valores existentes naquele levantamento, ou seja de um período entre a data de abertura da entidade ate a data do referido Balanço.

PS - Depois de aprovado passa a fazer parte da Conta Patrimônio Social dentro do grupo do mesmo nome.

Alexandra M L Pereira

Alexandra M L Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2006 | 09:53

Olá Saulo! tem também no grupo do PATRIMÔNIO SOCIAL uma conta chamada de DOAÇÕES E SUBVENÇÕES, onde são lançados os bens do Ativo Imobilizado, recebidos, nesse caso eu poderia lançar esse Ativo Imobilizado, direto na conta DOAÇÕES E SUBVENÇÕES no Patrimônio Social?? e a diferença em Deficit Acumulado??

POIS CONVERSANDO COM OUTROS PROFISSIONAIS, ME INFORMARAM QUE ESSA DIFERENÇA NÃO FOI DO SUPERAVIT ACUMULADO, POIS CORRESPONDE AO ATIVO IMOBILIZADDO OU SEJA (a diferença do ATIVO CIRCULANTE - PASSIVO CIRCULANTE = 6.802,00 + 138.700,00 DO IMOBILIZADO) corresponde a diferença dos 145.502,00

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2006 | 11:13

Bom dia Alexandra,

Bem, nestes termos, havendo a conta Doações e Subvenções que indica que o bens constantes do Ativo Imobilizado foram recebidos em doação, o raciocínio é outro pois se tem que considerar que os bens do Ativo não foram adquiridos com recursos próprios como a princípio se podia deduzir.

É que no exemplo dado por você no dia 23 não havia a conta Doações e Subvenções e eu deduzi que os bens do Ativo teriam sido adquiridos com recursos próprios.

Uma vez isto posto, o superávit continua sendo a diferença entre o Ativo e o Passivo que no caso (agora) é de R$ 6.862,00. O que dá inteira razão às pessoas que lhe alertaram sobre o valor exato do superávit.

Em tempo: Procure se certificar do fato de que todos os bens do ativo imobilizado tenham sido recebidos em doaçãos.

Alexandra M L Pereira

Alexandra M L Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 6 novembro 2006 | 10:26

Bom dia Saulo! obrigada pelas informações.

Conversei com o Presidente da Entidade, ele me disse que todos os recursos recebidos pela entidade são doações, pois a entidade não tem recursos próprios ou seja não vende e nem presta serviços. As atividades da mesma funciona através de recebimentos de outras entidades. Nesse caso eu poderia lançar esses bens do Ativo Imobilizado direto na conta de DOAÇÃO E SUBVENÇÃO? obrigada mais uma vez, espero que não esteja tomando muito seu tempo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 6 novembro 2006 | 14:40

Boa tarde Alexandra,


Não exatamente.... Você não pode lançar (como colocou) os bens do Ativo Imobilizado direto na conta de Doações e Subvenções, mesmo sabendo que uma é decorrente da outra.

Lembre-se que está levantando um Balanço de Abertura, logo, cada conta deverá ter como contrapartida a Conta denominada "Balanço de Abertura" certo?

Então nos registros de seu Balanço de Abertura, as contas envolvidas ficariam assim;

D - Ativo Imobilizado
C - Balanço de Abertura - R$ 138.700,00

D - Balanço de Abertura
C - Doações e Subvenções - R$ 138.700,00

É um prazer poder ajuda-la, não hesite em recorrer ao Fórum a cada vez que precisar.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 6 novembro 2006 | 20:29

Boa tarde Antonio,

Para que você seja orientado corretamente, nós precisamos de alguns detalhes.

Por exemplo, quanto sócios terá sua empresa, se ela será uma Banca que vende diretamente ao consumidor final ou se é uma distribuidora, se vende apenas jornais, revistas e similares, se possui empregados e coisas assim.

De uma maneira generalizada se pode dizer que a contabilidade registra todos os fatos que envolvem a Pessoa Jurídica.

Se você pretender "dividir" a rotina de uma empresa em áreas ou Departamentos, poderia fazer isto usando cinco grandes grupos que seriam:

Departamento Societário
O que cuida da abertura, alterações, inscrições e toda a documentação exigida para que sua empresa exista juridicamente e esteja devidamente cadastrada nos Órgãos municipais, estaduais e federais.

Departamento De Pessoal
O que cuida de toda a parte de Recursos humanos, admissões, demissões, Folha de Pagamento, Férias, 13º Salários e suas provisões, cálculo dos encargos sociais, etc.

Departamento Fiscal
O que cuida das compras, vendas, negociações, prestação de serviços, emissão de Notas, Duplicatas e calculo de tributos municipais e estaduais e etc.

Departamento Tributário
O que cuida dos tributos Federais, das Obrigações Acessórias, Declarações, Balanços, Balancetes, Demonstrações e etc.

Departamento Contábil
O que registra praticamente tudo o que aconteceu em outros Departamentos, ou seja,
a abertura da empresa e suas alterações, as taxas e dispêndios com cadastros da empresa (Dep. Societário) o pagamento dos salários, proventos trabalhistas dos funcionários e sócios, encargos sociais e outros (Dep. Pessoal) as contas a receber e a pagar, o controle de estoques e os tributos municipais e estaduais (Dep. Fiscal) e os impostos federais (Dep. Tributário).

Cabe ao Departamento Contábil, o controle e a contabilização das contas bancárias, cartões de créditos, empréstimos, financiamentos e contratos diversos, além de despesas eventuais e outras que não se encaixem nos departamentos descritos.

Vale dizer que a contabilidade registra todas as atividades da empresa e fornece elementos para decisões administrativas no tocante a manutenção da saúde financeira, estabilidade no mercado, oportunidade de expansão, viabilidade de negócios e coisas assim.

PS - É claro que a explanação acima deve servir apenas para que você (como iniciante) tenha uma idéia do que seja a função da contabilidade ou o "dia-a-dia contábil" como você mesmo colocou, não entenda de outra forma.

Gislaine da Silva

Gislaine da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 17:27

OLá Consultores minha duvida é o seguinte um eu fiz lançamentos da contabilidade de um cliente de janeiro á março, depois ele resolveu mudar de escritório e depois de 4 meses voltou a trabalhar com a gte novamente, agora eu n sei o q faço . Devo fechar o balanço até março e depois fazer implantação no mês q voltou?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 19:01

Boa noite Gislaine,

Exatamente!

Deve efetivar a contabilização do movimento, elaborar o Balanço Patrimonial de Janeiro a Março, escriturar, encadernar e registrar os livros fiscais e contabeis deste período.

O contador que a precedeu deve promover um Balanço de abertura para deixar clara eventual adaptação de suas contas com as do Plano de Contas dele, efetivar a contabilização do movimento, elaborar o Balanço Patrimonial de Abril a Julho, escriturar, encadernar e registrar os livros fiscais e contabeis deste período.

Uma vez que a responsabilidade voltou a ser sua você deve promover um Balanço de abertura para deixar clara eventual adaptação das contas com as de seu Plano de Contas, e dar continuidade a contabilidade a partir daquela data.

Nota
Naturalmente cada mudança de contador deve ter respaldo no Termo de Responsabilidade Técnica a ser assinado pelos interessados (os dois contadores e o responsável pela empresa) e devidamente protocilado nos respectivos CRCs.

...

Joao Batista da Silva

Joao Batista da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 23:00

boa noite Saulo
tenho um cliente novo, Associação de Pais e muito antiga, não tem contabilidade nem livro Caixa! apenas relatórios gerenciais bimestrais de receita e despesas e saldo conforme extrato bancário.
pelo que verifiquei acima, se eu fizer o balanço de abertura ficará regular a contabilidade.
agradeço pela ajuda.
Joao

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.