Boa tarde Antonio,
Para que você seja orientado corretamente, nós precisamos de alguns detalhes.
Por exemplo, quanto sócios terá sua empresa, se ela será uma Banca que vende diretamente ao consumidor final ou se é uma distribuidora, se vende apenas jornais, revistas e similares, se possui empregados e coisas assim.
De uma maneira generalizada se pode dizer que a contabilidade registra todos os fatos que envolvem a Pessoa Jurídica.
Se você pretender "dividir" a rotina de uma empresa em áreas ou Departamentos, poderia fazer isto usando cinco grandes grupos que seriam:
Departamento Societário
O que cuida da abertura, alterações, inscrições e toda a documentação exigida para que sua empresa exista juridicamente e esteja devidamente cadastrada nos Órgãos municipais, estaduais e federais.
Departamento De Pessoal
O que cuida de toda a parte de Recursos humanos, admissões, demissões, Folha de Pagamento, Férias, 13º Salários e suas provisões, cálculo dos encargos sociais, etc.
Departamento Fiscal
O que cuida das compras, vendas, negociações, prestação de serviços, emissão de Notas, Duplicatas e calculo de tributos municipais e estaduais e etc.
Departamento Tributário
O que cuida dos tributos Federais, das Obrigações Acessórias, Declarações, Balanços, Balancetes, Demonstrações e etc.
Departamento Contábil
O que registra praticamente tudo o que aconteceu em outros Departamentos, ou seja,
a abertura da empresa e suas alterações, as taxas e dispêndios com cadastros da empresa (Dep. Societário) o pagamento dos salários, proventos trabalhistas dos funcionários e sócios, encargos sociais e outros (Dep. Pessoal) as contas a receber e a pagar, o controle de estoques e os tributos municipais e estaduais (Dep. Fiscal) e os impostos federais (Dep. Tributário).
Cabe ao Departamento Contábil, o controle e a contabilização das contas bancárias, cartões de créditos, empréstimos, financiamentos e contratos diversos, além de despesas eventuais e outras que não se encaixem nos departamentos descritos.
Vale dizer que a contabilidade registra todas as atividades da empresa e fornece elementos para decisões administrativas no tocante a manutenção da saúde financeira, estabilidade no mercado, oportunidade de expansão, viabilidade de negócios e coisas assim.
PS - É claro que a explanação acima deve servir apenas para que você (como iniciante) tenha uma idéia do que seja a função da contabilidade ou o "dia-a-dia contábil" como você mesmo colocou, não entenda de outra forma.