x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.278

Retirada de Empresário Individual no Banco

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 11:06

Olá caro colegas,

Tenho algumas dúvidas em relação ao pagamento do Empresário Individual (não é MEI) , primeiramente venho dizer que a Empresa é do Simples Nacional.

1º Dúvida - Tem que todo mês ser feito um Pró-Labore?
2º Dúvida - O empresário fez um DOC para sua conta Pessoal, como contabilizo isso? Posso ao fechamento do mês gerar um pró-labore desse valor? É assim que funciona? Como vou contabilizar?

Aguardo dicas sobre essas dúvidas, é a primeira empresa que faço a contabilidade.

Já deixo meus agradecimentos.

Lucas Juliani

Lucas Juliani

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:46

Boa tarde Fábio.

Tudo depende da politica adotada pela empresa, que envolve valor do pró labore mensal, distribuição de lucros, antecipação de distribuição de lucros.

O Pró-labore é o salário do sócio. Sobre esse salário, incide 11% de INSS e, se o valor recebido ultrapassar a R$ 2.139,00 deve-se recolher além do INSS, também o IRRF. Lembrando que pra retirada do pró-labore é necessário preencher e entregar a SEFIP e CONECTIVIDADE SOCIAL (sem movimento perante a Caixa).
Em regras gerais, toda empresa está obrigada a recolher o pró-labore, exceto se tiver funcionário registrado. Porém sou sócio de escritório contábil e a maioria de meus clientes paga um valor mínimo de INSS (sobre um salário minimo, que resulta R$ 86,68) e retira o restante via distribuição de lucros.

A distribuição de lucros para empresa do Simples Nacional deve obedecer a sistemática do Lucro Presumido para se obter o Lucro a ser distribuído, a menos que a empresa tenha contabilidade escriturada, onde estará disponível para distribuição 100% do Lucro apurado.

Resumindo:
Você pode fazer um pró-labore no valor que desejar, porém este valor estará sujeito a tributação.
Os DOC´s podem ser contabilizados como antecipação de Distribuição de Lucros, e ao final do período ser deduzido do Lucro Operacional disponível para distribuição.

Caso permaneça com dúvidas, diga que te ajudo no que for possível.

Att,

Total Assessoria e Consultoria Empresarial

[email protected]

11-2950-3593
11-2307-2652
11-94169-6965

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.