x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.271

Erro no plano referencial ECF e na restauração de cópia de s

Raphael Madureira

Raphael Madureira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 18:03

Boa noite,

Estou tendo dificuldade com as importações para o programa ECF.

Como o meu programa, Alterdata, ainda não disponibilizou a versão atualizada para gerar o arquivo pra ECF, fui adiantar importando as empresas que foi entregue na ECD e esta dando erro relativo ao plano referencial, não aparece nenhuma conta vinculada.

Obs.: Na época da ECD, o meu programa contábil permitia fazer a vinculação do meu plano de contas com o plano referencial da receita pra ECD e ECF ao mesmo tempo, esta opção que usei na hora da vinculação.

Outro problema que estou tendo é o seguinte:
Ano passado assumimos a contabilidade de uma empresa em Julho. Para fazer a entrega da ECD, o outro contador entregou o primeiro semestre e eu entreguei o segundo semestre. Para fazer a importação da ECF, pedi uma cópia de segurança do arquivo da ECD do primeiro semestre, sendo que quando eu tento restaurar esta cópia, da erro.

Alguém já teve algum problema parecido? Estou precisando muito de uma ajuda, não sei nem por onde começar a resolver isso.

Desde já agradeço.

Raphael Madureira

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 07:49

Raphael,

Como o meu programa, Alterdata, ainda não disponibilizou a versão atualizada para gerar o arquivo pra ECF, fui adiantar importando as empresas que foi entregue na ECD e esta dando erro relativo ao plano referencial, não aparece nenhuma conta vinculada.

Obs.: Na época da ECD, o meu programa contábil permitia fazer a vinculação do meu plano de contas com o plano referencial da receita pra ECD e ECF ao mesmo tempo, esta opção que usei na hora da vinculação.

O que ocorre é que você deve gerar primeiro as informações do ECF para que depois possa recuperar os dados da ECD, ou se for feito de forma manual, você deve preencher toda a ECF, inclusive vincular o plano de contas para que possa depois recuperar os dados da ECD.
Provavelmente o seu sistema está dando erros por que o seu programa está desatualizado.

Outro problema que estou tendo é o seguinte:
Ano passado assumimos a contabilidade de uma empresa em Julho. Para fazer a entrega da ECD, o outro contador entregou o primeiro semestre e eu entreguei o segundo semestre. Para fazer a importação da ECF, pedi uma cópia de segurança do arquivo da ECD do primeiro semestre, sendo que quando eu tento restaurar esta cópia, da erro.
Você pode recuperar essa escrituração digital pelo Receitanet BX é só baixar esse programa no site da Receita Federal.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Raphael Madureira

Raphael Madureira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 10:07

Bom dia,

Obrigado Debora, mas eu fiz o primeiro cadastro na ECf e logo o programa me pediu para importar os dados da ECD e da esse problema dos planos, vou esperar mais um poco para ver se meu programa contábil libera uma versão nova que me possibilite importar os dados da ECF para depois importar os dados da ECD e ver se resolve. Quanto ao problema da restauração da cópia de sesurança, vou tentar por esse programa da receita.

Novamente obrigado, ajudou bastante!!

Emilly

Emilly

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 12:30

tambem estou com o mesmo problema nao consigo gerar o arquivo que fala que esta com erro no plano de conta,mas nao sei aonde eu pego as informações do ecd

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 14:15

Raphael, isso mesmo, é melhor aguardar o seu sistema se atualizar.

E Emilly, você precisa verificar se a sua ECD está com todas as contas vinculadas ao plano de contas referencial.
Ao gerar o arquivo ECF e importar pra dentro do PVA você deve recuperar os dados da ECD e então valide o seu arquivo, o PVA mostrará os erros e as advertências que tem o seu arquivo, aí você vai abrir esses erros e essas advertências e verificará onde está ocorrendo os erros, em que contas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Roberta Lorentz D'alessandro

Roberta Lorentz D'alessandro

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 15:16

Estava super tranquila recuperando algumas ECD's apenas assinadas porque vi em um curso que era possível. E realmente é, mas quando tentamos transmitir a declaração aparece esse erro.

Erro:ECD utilizada na confecção da ECF-IRPJ inválida ou inexistente no servidor da Receita

Então fiquem atento pessoal!
A ECF só sera transmitida se for recuperada a ECD transmitida. Mesmo que dentro da ECF não dê erro, o erro aparecerá na hora da transmissão. :(

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.