x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.101

Perda de doação, como contabilizar?

Eduardo Cristian Martins Correa

Eduardo Cristian Martins Correa

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 11:18

Bom dia,

Aconteceu o seguinte, em uma entidade social (imune), num determinado periodo houve um estorno de cheque ref. uma doacao que haviam recebido, mas no Extrato nao consta a entrada desde cheque, a compensação deste, e me disseram entao que eu deveria contabilizar em perdas de doacoes. Alguem ja viu isso ou sabe me dizer como faço essa contabilização??



VAI FICAR DA SEGUINTE FORMA:
D: ???
C: BANCO C/ MOVIMENTO

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 14:23

tem que ver se afetou o patrimônio da empresa tipo se entrou na contas bancos, agora se veio de fora e não entrou creio que não lança pois não afetou nada.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 20:55

oi, no momento que a entidade recebeu o cheque poderia ter sido contabilizado

data: 04/05/2015 << data hipotética
d: cheques recebidos p/depósito [ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa (antigo "disponível")]
c: receita de doações [resultado\receitas\receitas ordinárias]
valor referente cheque xxx banco...
$$$

dt.: 28/08/2015
d: perda c/ doações [resultado\despesas\despesas extraordinárias]
c: cheques recebidos p/ depósitos [idem acima]
valor ref. cheque xxx cancelado...
$$$

ps. tona-se importante prestar esclarecimento nas "notas explicativas" que vão acompanhar as demonstrações exigidas as entidades imunes e isentas.

obs. no site do conselho federal de contabilidade encontra-se um excelente manual pratico aplicável as entidades do terceiro setor:
manual de procedimentos contábeis p/ fundações e entidades de interesse social.

boa noite e um ótimo fim de semana a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.