x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 22.163

conta corrente sócios

KARINA QUADROS

Karina Quadros

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 16:02

Boa tarde pessoal!

eu estou ainda aprendendo o "beabá" da contabilidade e de cara já estou tendo que aprender a vincular o plano de contas contábil com o plano de contas referencial da RFB para entrega na ECF de uma empresa de Ltda Lucro Presumido, e tenho muitas dúvidas sobre como devo vincular uma conta do plano contábil com referencial pela seguinte situação:

no plano de contas contábil no Passivo existe uma conta que leva o nome de um dos sócios, para justificar valores referente a retiradas antecipadas de distribuição de lucros. Ou seja, pelo que pude entender, durante o transcorrer do exercício, foi sendo contabilizado valores que ele utilizou da empresa, e que então ao final do exercício, ao invés de retirar tudo de uma vez só, na prática já retirou.
Pois bem, pergunto a vocês se esta forma de contabilizar esses lucros antecipadamente é correta? e se está alguém conseguiria me explicar como faço para vincular essa conta no plano referencial?

obrigada!

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 16:10

Boa tarde Karina!

Em primeiro lugar, a empresa TEM esse Lucro para antecipar? Qual é o Regime de Tributação, LPresumido ou L.Real?

Se a empresa não tiver Lucros Contabilizados, não é Antecipação de Lucros ok?

Aqui como eu não tenho esse Lucro e o sócio "tira" dinheiro da empresa, eu jogo como empréstimo e o mesmo tem que devolver a grana.. ou tiro do Pro-Labore dele mensal.

Classifiquei o Plano de Contas Contábil com o Referencial conforme abaixo:

1.01.01.05.15 - Outros Empréstimos e Recebíveis - No País


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 16:39

Ola Karina!

Aí na minha opinião a melhor opção é:

1.01.02.01.98 -> Outros Adiantamentos - Circulante



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.